Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
11 de fevereiro de 2025

A conexão entre gastronomia, cultura e desenvolvimento regional

A busca por sabores autênticos ajuda no fortalecimento das economias locais

Ingredientes regionais, muitas vezes esquecidos ou subestimados, estão sendo resgatados por supermercados, chefs e produtores que buscam valorizar as riquezas culturais e gastronômicas de cada região. Esse movimento é uma resposta ao consumo de produtos industrializados e à homogeneização de sabores, trazendo à tona uma nova apreciação por itens com identidade e história. A valorização do local não só contribui para a preservação das tradições, mas também fortalece as economias regionais.

LEIA TAMBÉM

Esse resgate não se limita apenas à culinária típica, mas também à forma como os alimentos são produzidos. Muitos chefs e pequenos produtores, por exemplo, estão se unindo para criar receitas que reflitam o “terroir ou tradição” de uma região, ou seja, tragam no sabor a combinação única de clima, solo e cultura. Produtos como queijos artesanais, peixes nativos, ervas e temperos regionais, além de frutas exóticas, têm ganhado destaque em supermercados, menus de restaurantes e feiras gastronômicas.

Parte dessa iniciativa também é impulsionada pelos órgãos públicos. O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), tem avançado na criação de políticas públicas voltadas para o fomento do turismo gastronômico no estado. Um dos principais destaques é o programa Sabor de São Paulo, que se tornou o maior projeto de valorização da gastronomia paulista.

O programa inclui a promoção de 13 rotas gastronômicas mapeadas, além de workshops de capacitação para produtores, oferecidos por chefs premiados. Também são realizadas viagens com jornalistas e influenciadores para divulgar as riquezas culinárias do estado. O Festival Gastronômico, uma das ações do programa, atrai milhares de visitantes, tornando-se um importante evento no calendário paulista. “O Sabor de São Paulo é uma iniciativa que muito nos orgulha, pois, além de divulgar a riqueza e a diversidade culinária do nosso estado, também valoriza os produtores rurais, seus empreendimentos e as regiões em que estão. Com isso, o fluxo de visitantes cresce nesses locais e movimenta toda a cadeia turística e econômica”, diz Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens.

A conexão emocional que os consumidores sentem com esses alimentos é outro fator importante nesse movimento. Ao consumir um produto regional, não se está apenas satisfazendo uma necessidade nutricional, mas também participando de uma “narrativa cultural”. Ingredientes que foram transmitidos ao longo de gerações. Isso cria um vínculo com a comida que vai além do sabor!

Confira o Especial do Mês durante fevereiro para acompanhar todas as notícias sobre: tendências de consumo e novos hábitos alimentares

Deixe seu comentário