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Por Redação
11 de janeiro de 2024

Black Friday 2024: entenda como extrair o máximo de produtividade nas lojas durante esse dia

O Especial do Mês “Sazonalidade” da SuperVarejo dá dicas aos varejistas de como garantirem uma boa performance em datas comerciais

Janela estratégica para marcas que buscam aumentar o volume de vendas e fortalecer sua presença no mercado, a Black Friday também gera grande expectativa nos consumidores. É o que aponta uma pesquisa da Globo: 67% dos brasileiros afirmam que a Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano. São 52% os consumidores que afirmam ter o desejo de realizar compras no período, índice que sobe para 72% quando observamos somente a classe A. Inclusive, 54% dos entrevistados disseram ter a intenção de aproveitar a data para antecipar as compras de Natal.

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O levantamento também quis ouvir quais atributos de um produto são necessários para convencer o brasileiro a fazer uma compra não programada. Em primeiro lugar, com 67%, estão descontos acima de 50%, seguido por frete grátis (47%), entrega rápida (26%) e pagamento flexível (24%).

Toda essa intenção de compra se reflete também no setor supermercadista, que viu na Black Friday oportunidades de aumentar ainda mais as vendas em um período anterior às festas de fim de ano. Confira como aproveitar o anseio dos brasileiros por ofertas em novembro e conseguir extrair o máximo de produtividade das lojas neste calendário já tradicional do varejo brasileiro.

Uma dica é apostar no público que sempre procura por ofertas. É um perfil que vai atrás das promoções e condições especiais de pagamento em ocasiões como essas. Para eles, ofereça o que se chama de bundle, agrupamento de produtos que geram interesse nestas mercadorias em conjunto.

O que pode fazer a diferença também são ações de cross e upselling, técnicas de venda que podem aumentar o giro de vários produtos. No primeiro, a ideia é oferecer artigos complementares, como, por exemplo, massas, molho de tomate e queijo ralado. Dispor em um mesmo espaço ou em gôndolas próximas estimulam a venda. O outro é oferecer uma quantidade maior de unidades do mesmo produto, como caixas de vinho com preços convidativos.

Outro ponto importante é a atenção ao estoque. Antecipar-se a tendências e ao desejo do shopper faz diferença na hora de disponibilizar os itens que mais terão saída no período. Uma boa negociação direto com a indústria pode ser essencial para conseguir estoques abastecidos com um preço bastante competitivo para a operação.

Busque impactar também clientes que não têm o hábito de comprar em seu estabelecimento com tanta frequência. Invista em ofertas exclusivas, e-mail marketing personalizado para este público e até mesmo novos produtos para compor o seu mix. Falando nisso, é importante manter seus canais digitais atualizados para ampliar o alcance de suas ofertas. Perfis nas redes sociais, um bom ranqueamento nos buscadores online, além de um site de fácil navegação, ajudam a converter a venda em um ambiente cada vez mais omnichannel.

Estes e outros recursos ajudam os supermercados a ampliarem o ticket médio das vendas e ainda preparam o consumidor para as vendas de fim de ano, período em que tradicionalmente o setor mais lucra.

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