
Por Redação
21 de abril de 2025Congresso APAS SHOW 2025: Um novo líder para um novo varejo
Palestras e painéis trarão insights e indicarão direções e estratégias a seguir, com o objetivo de inspirar e provocar uma mudança de postura, diante dos dilemas reais enfrentados diariamente pelas companhias varejistas
O festival APAS SHOW 2025 se aproxima. O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo, e um dos principais destaques do encontro do varejo alimentar brasileiro é o Congresso de Gestão: UpDate-se, que este ano irá propor uma reflexão urgente: que tipo de liderança o varejo precisa para enfrentar os desafios de um setor em constante transformação? “Um novo líder para um novo varejo”, o tema do Congresso de 2025, será um convite para repensar o papel do líder, diante das novas demandas do mercado, clientes e sociedade. “As três palestras principais trarão reflexões sobre o papel do líder neste cenário de mudanças. Com esta abordagem teremos Luciano Huck, Ram Charan e o painel de liderança com capitães de times de futebol”, afirma Artur Motta, curador do Congresso APAS SHOW 2025.
Além das palestras principais, que acontecerão no Grande Auditório, nos auditórios temáticos (que serão seis no total) serão discutidas as “dores” mais latentes enfrentadas por quem está à frente das diversas áreas de um supermercado, tais como manter margens em um cenário de pressão por custos; inovar com responsabilidade; os desafios de atrair e reter talentos em um setor conhecido por alta rotatividade e, sobretudo, como conciliar resultados de curto prazo com um futuro sustentável para o negócio. O Congresso deverá apontar caminhos e promover provocações para essas questões, sem fórmulas prontas, através de debates maduros, inspiradores e orientados à prática.
Todo o conteúdo foi projetado para permitir que os participantes levem de volta às suas empresas, ideias atuais e transformadoras. “Os três dias de palestras estão estruturados para aprofundar temas centrais para o varejo moderno e em transformação. O objetivo é inspirar e provocar uma mudança de postura diante dos dilemas reais enfrentados diariamente pelos varejistas”, ressalta Olegário Araújo, curador do Congresso Apas Show, especialista em varejo com atuação no setor supermercadista. “Vamos mergulhar em questões que tocam diretamente a realidade do setor com seis auditórios temáticos: Liderança Inspiradora, Gestão para o Futuro, Estratégia Visionária, Execução Eficiente, vender Mais e Melhor e Inovação Ágil”, complementa.
O Congresso também abordará assuntos que ainda geram dúvidas ou resistência, como o uso de inteligência artificial nas decisões do dia a dia, os impactos da reforma tributária nas operações, ou mesmo a integração efetiva entre canais físicos e digitais. Esses tópicos serão explorados em profundidade, com exemplos reais e visões de especialistas. Mais do que essas respostas, o evento oferece um espaço de troca onde os líderes de hoje podem redesenhar juntos os caminhos do varejo de amanhã.
Visão apurada
Para Heloísa Ribeiro de Araújo, consultora de RH no setor de varejo, a liderança efetiva passa pela visão estratégica e agilidade do líder em ter capacidade de identificar tendências emergentes e adaptar rapidamente os negócios às novas demandas de mercado. “Para tanto, é necessário a compreensão profunda das tecnologias digitais e da experiência do consumidor. Além da capacidade de inovação constante com disposição para assumir riscos calculados e introduzir soluções criativas”, diz.
Segundo os curadores, a priorização do conteúdo do Congresso da APAS SHOW 2025 foi conduzida com rigor técnico e olhar estratégico pelo FGVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV, em parceria com a APAS. A proposta nasceu da escuta ativa de executivos do setor, da análise de tendências nacionais e internacionais, e do entendimento de que o verdadeiro diferencial competitivo hoje é na qualidade da liderança.
A definição do tema “Um novo líder para um novo varejo” responde à necessidade de preparar as pessoas apenas para desafios operacionais, mas para um cenário que exige decisões rápidas, visão de longo prazo e capacidade de engajar pessoas. A liderança deixou de ser apenas execução e passou a ser inspiração, conexão e inovação.
Cada trilha de conteúdo foi desenhada para reflexões reais enfrentadas por supermercados de todos os portes: sucessão familiar, pressão por margens, digitalização da jornada de compra, exigência de sustentabilidade e governança, entre outras. “O resultado é um congresso que equilibra teoria e prática, provocação e aplicabilidade”, diz Motta.
O Congresso não será apenas um evento técnico, mas sim um momento de virada. Os desafios enfrentados pelo varejo hoje não serão superados com as práticas de ontem. É hora de formar uma nova geração de líderes, mais conectada às transformações do mundo, mais preparada para lidar com a complexidade e, acima de tudo, mais humana. “Esperamos que os visitantes saiam das palestras e auditórios com uma nova perspectiva. Que cada painel e conversa provoquem um olhar mais estratégico sobre o seu negócio. Que as dores do dia a dia encontrem caminhos possíveis de enfrentamento. Que os temas difíceis, como sucessão, inovação, inclusão, governança, tecnologia, deixem de ser adiados”, explica Araújo.
Segundo os especialistas, mais do que um evento ou feira, a APAS SHOW 2025 deve ser o ponto de partida para essa transformação. Para quem está na linha de frente do varejo, é uma oportunidade única de parar, pensar e voltar ao trabalho com mais clareza, confiança e direção.