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Por Redação
14 de fevereiro de 2025

Coop Supermercado investe para oferecer acessibilidade e inclusão

Rede reforça compromisso com a inclusão, liderando iniciativas no varejo para clientes e funcionários

A Coop - Cooperativa de Consumo tem implementado iniciativas para tornar o ambiente das lojas mais acessíveis para clientes e colaboradores. O compromisso com a inclusão tem sido reforçado por meio de investimento em capacitações e adaptações estruturais. Há cerca de oito anos, a cooperativa, que possui mais de um milhão de cooperados ativos e 35 unidades de varejo alimentar no interior e na região metropolitana de São Paulo, promove cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para funcionários, permitindo uma melhor comunicação com clientes surdos. “As ações reforçam nosso propósito de promover uma comunicação cada vez mais efetiva com a comunidade de pessoas com deficiência auditiva”, diz Amanda Simpioni, analista de RH, responsabilidade social e diversidade e inclusão na Coop.

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Segundo ela, mais de 50 colaboradores já concluíram a formação básica, e recentemente, 17 avançaram para o nível intermediário. Esses profissionais atuam como referência dentro das unidades, auxiliando na comunicação com pessoas com deficiência auditiva. De acordo com dado do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem mais de 10 milhões de pessoas com um grau de surdez no Brasil.

Além da capacitação em Libras, a Coop também adota práticas inclusivas desde o recrutamento, garantindo oportunidades para pessoas com deficiência (PCD). Para isso os processos seletivos são estruturados para proporcionar igualdade de condições. As lojas da Coop também contam com adaptações físicas para garantir autonomia e conforto aos clientes com deficiência ou mobilidade reduzida. Rampas de acesso, corredores amplos e sinalização adequada são algumas das medidas adotadas para melhorar a experiência de compra.

A Coop mantém ainda iniciativas distintas de apoio social, destinando recursos para comunidades. Dois programas já viabilizaram o repasse de mais de R$ 5,5 milhões a entidades como a (FEAPAES) Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de São Paulo, responsável por distribuir os valores a 10 unidades da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), instaladas nas cidades onde a marca Coop está inserida.

Outro programa encontrado nas lojas é o Troco do Bem, que permite que cooperados e clientes doem centavos do troco ao pagarem suas compras em dinheiro. Já a Revista Coop direciona R$ 1 do valor de cada exemplar vendido para a APAE da cidade onde o exemplar foi adquirido. Os repasses são realizados trimestralmente e aplicados na melhoria da qualidade de vida e no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas assistidas pelas APAEs. Segundo Nataly Faria, analista de Responsabilidade Social, as iniciativas se mantém desde 2010 por meio da participação de cooperados e clientes.

SV TÁ ON

Amanda Simpioni foi a convidada do terceiro episódio da Trilha de Conhecimento SV TÁ ON. Neste episódio, a analista de responsabilidade da Coop deu dicas de como o varejista pode incluir a linguagem de sinais em seu negócio e destacou a relevância da acessibilidade no varejo. Confira a entrevista completa no vídeo abaixo:


Destaque

A Coop registrou faturamento de R$ 2,7 bilhões em 2023, com mais de 33 milhões de compras processadas. No mesmo ano, investiu R$ 77 milhões na abertura de seis novas unidades, além de modernização tecnológica, implantação de refeitórios e reformas estruturais.

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