Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
4 de abril de 2024

Cresce o número de preparos líquidos para dietas com suplementação alimentar

O mercado de bebidas funcionais está entre as categorias de maior crescimento no Brasil

Conhecida como bebidas funcionais, estes preparos são opções sem álcool que prometem benefícios à saúde para além da hidratação. Possuem na sua formulação ingredientes como vitaminas, minerais, fibras, probióticos e proteínas. Tais combinações têm impacto direto no organismo como melhorar o desempenho físico e mental, fortalecer a imunidade e prevenir algumas doenças. Este perfil de produto são ótimas opções para quem procura uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável.

LEIA TAMBÉM

O mercado de bebidas funcionais está entre as categorias de maior crescimento no Brasil, com grande influência da extensa quantidade de inovações que a indústria tem apostado tanto no sabor quanto na promessa de funcionalidades. Além da maior frequência no consumo da população, este movimento explica-se também pela maior penetração dos produtos que compõem a categoria.

Esta realidade é percebida por um dos grandes players do mercado. Thomas Endler, diretor de vendas e trade marketing da NotCo no Brasil, acredita que os principais impulsionadores de compra na categoria de shake proteico, uma das bebidas que integram os formatos funcionais, são a praticidade, a indulgência e a quantidade de proteína. "Esta categoria tem como principal insight a maneira conveniente e eficaz de aumentar a ingestão de proteínas na dieta diária. Dentre seus principais atributos está a conveniência de consumo “on the go” e ser uma opção mais saudável de lanche entre refeições, pré-treino para saciedade ou pós treino para recuperação muscular", explica Endler que revelou que a categoria de shakes proteicos, em 2023, mais que dobrou de tamanho quando comparado com 2022 e atingiu um novo recorde de vendas superando a marca de R$ 1 bilhão de reais.

À medida que a categoria cresce e o mercado se desenvolve, os consumidores passam a ficar mais exigentes com suas escolhas. Na perspectiva do varejo, Endler acredita estar fomentando uma agenda de construção de valor compartilhado, preservando a rentabilidade da categoria e entregando valor superior a outros players. "Temos hoje quatro sabores em nossa linha e oferecemos uma tabela nutricional diferenciada. Nossos produtos ainda são 100% à base de plantas, zero lactose e zero glúten, consequentemente conseguimos também atender o público que não consome leite por opção, intolerâncias ou alergias", explica.

Além dos shakes proteicos, fazem parte desta relação produtos como isotônicos, sucos enriquecidos, bebidas lácteas, probióticos, chás funcionais, preparos com cafeína e outros.

Acesse o Especial do Mês de março e confira todas asnotícias sobre: Saudabilidade

Deixe seu comentário