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Especial
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Por Redação
17 de janeiro de 2025

De olho no bolso do consumidor

Estratégias de supermercados para manter a competitividade em tempos de crise econômica

A realidade da economia brasileira faz com que muitas famílias revisem o poder de compra, o que impacta diretamente no giro dos supermercados. Para conseguir manter esta parcela consumindo, os supermercados adotaram algumas práticas para tornarem-se competitivos para este público.

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A negociação de preços e condições especiais é uma estratégia importante para os supermercados conseguirem oferecer preços mais competitivos aos consumidores. Uma das formas de alcançar isso é por meio de descontos em volume, onde os supermercados negociam preços reduzidos ao comprar grandes quantidades de produtos, repassando a economia obtida para o cliente. Além disso, ao estabelecer parcerias diretas com fabricantes, os supermercados eliminam a necessidade de intermediários, como distribuidores, o que resulta em custos mais baixos e preços mais acessíveis. Também são comuns as condições de pagamento flexíveis, nas quais os fornecedores oferecem prazos mais longos ou condições especiais, o que ajuda a reduzir o impacto no fluxo de caixa do supermercado.

De acordo com Juliano Russo, CEO da Godiva Propaganda, no segmento de produtos de marca própria, os supermercados têm a possibilidade de desenvolver itens exclusivos em parceria com fabricantes, oferecendo itens de qualidade a preços reduzidos. “Um exemplo típico são os alimentos básicos, como arroz, feijão e óleo, que vêm em embalagens simples, mas com custos mais baixos. Além disso, as marcas próprias podem ser diversificadas por segmento, com linhas econômicas voltadas para consumidores de menor poder aquisitivo, ampliando o acesso a produtos essenciais”, explica.

As promoções e ações conjuntas também são uma prática comum. Por meio de descontos subsidiados, fornecedores contribuem financeiramente para promoções específicas, possibilitando descontos significativos em produtos populares. “Além disso, campanhas de marketing compartilhado, em que fornecedores e supermercados investem conjuntamente em publicidade, ajudam a reduzir os custos individuais e ampliam o alcance das promoções, beneficiando tanto o consumidor quanto às empresas envolvidas”, reforça o CEO

As condições em parcelamento são outro ponto que vale o destaque, permitindo que os clientes paguem em várias parcelas sem juros, especialmente para compras de produtos essenciais. Outro recurso utilizado são os vouchers e benefícios, que distribuem cupons de desconto acumulados nas compras anteriores, incentivando os consumidores a retornar e aproveitar novas ofertas.

Por fim, os supermercados também oferecem incentivos em produtos de necessidade básica, como a garantia de preços fixos em itens essenciais como arroz, feijão e farinha, com preços reduzidos por períodos prolongados. Além disso, muitas redes disponibilizam cestas econômicas, que combinam produtos essenciais a preços promocionais, facilitando o acesso dos consumidores a itens básicos com um bom custo-benefício.

Confira o Especial do Mês durante janeiro para acompanhar todas as notícias sobre: impacto da inflação e da economia no setor supermercadista

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