Por Redação
19 de junho de 2024De olho no futuro: conhecer os hábitos da geração Z pode determinar o sucesso das operações
Esse público, composto por nativos digitais, valoriza a autenticidade e a transparência das marcas, preferindo empresas que sejam honestas e abertas sobre seus produtos
A Geração Z, composta por nativos digitais, cresceu imersa na internet e em dispositivos móveis, o que influencia fortemente no seu comportamento de compra. Eles preferem fazer compras online e utilizam frequentemente aplicativos de redes sociais para descobrirem novos produtos. Além disso, valorizam a autenticidade e a transparência das marcas, preferindo empresas que sejam honestas e abertas sobre seus produtos e tenham responsabilidade social. A preocupação com questões ambientais é uma característica marcante dessa geração, que dá preferência a produtos e marcas comprometidos com a sustentabilidade e práticas ecológicas.
Uma tendência entre os consumidores da geração Z é a preferência pelo comércio social, que acontece por meio de aplicativos como Instagram, TikTok, Snapchat, Spotify e Twitter. Ao contrário das gerações anteriores, a geração Z não se incomoda com as interrupções constantes nos feeds de notícias e os anúncios pop-up.
Para Daniel Pisano, CEO da Vurdere, a maioria dos jovens da geração Z utiliza as mídias sociais como a principal fonte de inspiração para suas compras, com mais de 40% deles seguindo suas marcas favoritas nas redes sociais. “Por isso, as empresas mais bem preparadas para atuar nesse ambiente, com estratégias e ferramentas eficientes para criar experiências enriquecedoras e conteúdo de qualidade sobre os produtos, terão maiores oportunidades de crescimento no futuro”. Ele ainda destaca a utilização da inteligência artificial que pode transformar o conteúdo online em uma ferramenta estratégica para empresas de comércio eletrônico, otimizando a experiência do cliente e melhorando as métricas de desempenho.
Pisano ainda acredita que, para conquistar a atenção dos consumidores da geração Z, o varejo deve adotar uma abordagem centrada na inovação e na personalização da experiência do cliente. “É essencial implementar soluções tecnológicas que melhorem a interação com os jovens e aperfeiçoem a jornada de compra, utilizando dados de alta qualidade e relevância”, defende. Para ele, o setor varejista enfrenta desafios diversos, e a chave está na otimização da experiência do usuário, especialmente para a geração Z. “A jornada do cliente online precisa ser constantemente aprimorada para garantir satisfação e fidelização. A gestão eficiente de dados permite a personalização do marketing e a tomada de decisões estratégicas mais assertivas”, conclui
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