Por Vitor Garcia
15 de agosto de 2022Importantes nomes do varejo estarão presentes no APAS NEXT
O evento trará debates sobre tecnologias, tendências e experiências de consumo no setor
Em sua 5° edição, o APAS NEXT Supermarket Generation, evento de tecnologia para o varejo, contará com empresas de tecnologia que possuem atuação efetiva junto aos supermercados do país, por meio da oferta de soluções para gestão do negócio como um todo. Para Fernando Lauria, CEO e Co-Fundador da Pricefy by Selbetti, o APAS NEXT é um canal excelente para trazer tecnologias inovadoras para o varejista e um ponto ideal para a troca de conhecimento. ?Após quase dois anos de pandemia e sem poder participar ativamente de eventos, estamos bem animados para este retorno. O evento é uma excelente oportunidade para cultivar relacionamentos, gerar negócios, apresentar as novidades do mercado de tecnologia ao varejo, divulgar lançamentos de produtos nesta área e reencontrar grandes amigos?, ressalta o executivo.
Outro importante nome do setor, a TOTVS também marcará presença no encontro de tecnologia. ?Para nós é muito importante estar presente em um evento como o APAS NEXT, que tem o intuito de apresentar novas tecnologias, tendências e mudanças na experiência de consumo. As empresas que se tornam referência em seu segmento são aquelas que enxergam a frente do mercado. É justamente isso que proporcionamos para nossos clientes, não apenas por meio de soluções inovadoras e como um trusted advisor do mercado, como também por meio de ações para compreender aquilo que o mercado precisa?, avalia Sergio Missão, diretor de Varejo Supermercados.
Para Lauria, da Pricefy, a era pós-digital não mostra sinais de desaceleração, e todos precisam acompanhar essa realidade. Por isso é importante estar presente no evento. O futuro é agora, e a missão da companhia quando o assunto é tecnologia é fazer com que seus clientes, incluindo os supermercados, proporcionem sempre uma experiência de compra inovadora para os shoppers. ?Isso é possível através do uso de uma plataforma intuitiva, ágil, facilitadora e em constante evolução para acompanhar as tendências do mercado e as necessidades do varejista. Entregamos soluções digitais que utilizam o conceito de omni-mídia para elevar a padronização, eficiência da comunicação e a experiência do cliente no ponto de venda?, analisa.
Presença garantida
Por outro lado, nomes como a GS1 Brasil participam pela primeira vez do APAS NEXT, uma vez que a companhia considera fundamental discutir novas tecnologias, tendências e experiências de consumo que estão impactando os supermercados. ?Com a volta dos eventos presenciais, há interesse do público em atualizar conhecimentos, estreitar e estabelecer relações profissionais e pessoais. Acompanhamos a evolução dos negócios para nos anteciparmos às necessidades do mercado e dos consumidores, que estão cada vez mais exigentes, com o objetivo de levar inovação no que se refere à automação e boas práticas na cadeia de suprimentos?, afirma João Carlos de Oliveira, presidente da Associação Brasileira de Automação.
A GS1 apresentará aos supermercadistas durante o APAS NEXT o Código 2D. De acordo com Oliveira, o varejo está entrando em um período de grandes mudanças e o código representa um ?gigantesco impacto positivo? para o ponto de venda, uma vez que a tecnologia permite ao consumidor obter informações completas do produto, por meio de qualquer smartphone através de um código impresso, em área bem menor da embalagem.
O varejista, por sua vez, poderá saber com mais agilidade e precisão quais alimentos estão próximos da data de validade para, então pensar em estratégias para trabalhar o ponto de venda. Para o executivo, a experiência dos consumidores será transformada completamente, com resultados positivos nas vendas. Essa simples mudança nas embalagens vai permitir que todos os elos da cadeia de suprimentos se conectem de forma rápida, segura, transparente e sustentável. ?O código 2D é a evolução do atual código de barras e funciona como uma embalagem estendida do produto, o que possibilita a inserção de dados adicionais e variáveis, e contribui para ações de prevenção de perdas, recall, logística reversa, economia circular, sustentabilidade, campanhas promocionais e muito mais?, ressalta.