Por Redação
22 de março de 2024Indústria aposta em novas formas de produzir e comercializar cafés
Queridinho dos brasileiros, o produto sofreu muita variação no preço nos últimos anos, o que não afastou o brasileiro do consumo recorde
O brasileiro não dispensa um café. Seja ao acordar, seja após o almoço ou no fim de tarde, sempre haverá uma xícara para fazer companhia para as mais diversas situações. O consumo interno é muito grande. Somos o país que mais consome a bebida, atrás somente dos Estados Unidos, de acordo com a Euromonitor International. Foram 6,4 kg de café torrado moído por ano, algo em torno de 1430 xícaras, sendo que 70% deste consumo é do café preto, sem açúcar ou qualquer outro ingrediente.
Nos últimos anos, houve muita variação no preço do café, mas para 2024, a perspectiva é de valores estáveis, com uma tendência leve de alta a depender dos eventos climáticos. A indústria tem apostado em novas formas de produzir e também de comercializar cafés. Ações mais sustentáveis, inovadoras e colaborativas prometem um futuro promissor para o café, com benefícios para o meio ambiente, para os produtores e para os consumidores.
As fazendas cafeeiras estão de olho em práticas que conservem o ecossistema de onde estão situadas, o que melhora até mesmo a qualidade do grão a ser moído. Novas tecnologias também têm feito a diferença no produto final. As cadeias produtivas têm automatizado processos para garantir mais eficiência e previsibilidade da safra, correndo menos riscos e, com isso, podendo apostar em novidades.
Uma das marcas que lideram estes processos é a Nescafé, que chega ao mercado com uma nova linha no formato de cápsulas chamada Pingado. “Com esse lançamento, esperamos que o consumidor desfrute da essência do pingado da padaria no conforto da sua casa, a qualquer hora do dia”, destaca Mariana Console dos Santos, gerente de Marketing de NESCAFÉ Dolce Gusto.
O café pingado é uma receita brasileira e recebeu esse nome devido ao seu preparo: para um copo quase cheio de leite é adicionado um ‘pingo’ de café. O diferencial para os outros lattes está nas quantidades de café e leite usadas no preparo, resultando em uma mistura mais cremosa. A bebida, uma das mais pedidas nas padarias em todo o país, é uma tradição nas manhãs. “Com o lançamento Pingado de NESCAFÉ Dolce Gusto, o consumidor pode preparar, com apenas uma cápsula, uma receita que é essencialmente tradição do brasileiro, e que até então, era encontrada, sobretudo, nas padarias”, completa Mariana.
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