Por Redação
20 de dezembro de 2024Influencers cada vez mais em alta
Do carrinho de compras ao feed: Como Karol Babadeira transformou sua atuação em supermercados em sucesso nas redes sociais
Nos últimos anos, a presença digital se tornou uma peça-chave para o sucesso de qualquer negócio, e os supermercados não são exceção. Dentre as diversas estratégias que podem ser adotadas, o uso de influenciadores digitais tem se mostrado uma das mais eficazes para atrair e engajar consumidores no ambiente online. Os influenciadores oferecem uma maneira autêntica e personalizada de promover produtos e serviços, estabelecendo uma conexão direta com seus seguidores. Para os supermercados, essa parceria pode ser uma forma poderosa de aumentar a visibilidade, gerar vendas e fortalecer o relacionamento com o público.
Pioneira no marketing de influência para supermercados, Karolina Chokyu, a Karol Babadeira, que já soma quase 1 milhão de seguidores somente no Instagram. Ela conta que desde nova passou por várias funções no negócio da família, como comercial, logística, financeiro, mas foi no marketing que ela encontrou sua vocação. Diante das possibilidades que viu para os supermercados, começou uma série de postagens descontraídas sobre ofertas, quando nem se falava ainda em mídia online.
Para ela, rede social não é panfletagem. Rede social é pra gente gerar relacionamento com o nosso cliente. Divulgar os encartes e promoções do dia-a-dia faz parte, mas não é suficiente. “A gente tem que entregar conteúdo e entretenimento. Fazer um calendário completo que envolve até memes”, orienta.
O começo da influencer foi bastante desafiador. “Eu procurei todos os Instagrams de todas as grandes redes do Brasil. Eu entrava em uma em uma, eu entrava em marcas da indústria para ver se tinha alguém fazendo algum trabalho legal e eu não encontrava referência de nada. Então eu realmente comecei a cegas, dando um tiro no escuro, fazendo do jeito que eu achava que era legal e aí fui entendendo o que as pessoas gostavam, o que convertia em loja, um ponto muito importante”, detalha.
Karol conseguiu aliar a persona executiva e profissional com a figura das redes sociais, que vende e que fala um pouco sobre a vida dela, que aborda sobre o consumo, que explica sobre o supermercado de uma forma divertida e de uma forma muito original. “Eu acho que o segredo está nisso, você não ser aquele criador de conteúdo que é muito formal, você tem que ser natural, você tem que ser aquilo que você realmente é”, orienta.
As lojas que pretendem investir em marketing de influência têm vários caminhos. “Se for uma rede que tem mais investimento, eu diria para ela contratar influenciadores de fora para trazer tráfego, mas antes ela tem que ter o influenciador da casa. Pode ser um contratado, pode ser alguém da família, pode ser um colaborador. Agora, se for uma rede menor, com poucas lojas, que ainda não tem um valor grande para investir, eu sugiro tentar também começar só a desenvolver dentro de casa antes mesmo de contratar influenciador de fora.