Por Redação
6 de junho de 2024Inovação em setores rotineiros
Como tornar uma seção comum em algo especial e que atraia os olhares dos clientes
Inovar é a palavra que todos querem compreender e aplicar. No varejo, não é diferente, especialmente por se tratar de produtos, muitas vezes, bastante conhecidos dos brasileiros. Como então conseguir aplicar na rotina de loja aspectos inovadores que despertem a atenção do shopper em seções, aparentemente, de poucas novidades?
Uma das possibilidades para isso acontecer é investir em um mix de produtos gourmetizados, uma aposta que pode aumentar o lucro do estabelecimento, já que as margens são mais generosas para o varejista. Isso também pode criar para o seu supermercado uma diferenciação em relação à concorrência, trazendo novos clientes para sua base. Sem falar na construção da imagem junto ao público, reforçando atributos como alta qualidade de seu estabelecimento.
A inovação também pode vir pela aposta em produtos diferentes, até mesmo para produtos que não têm esse perfil, como a categoria de saudáveis. Waldir Terence, diretor de Projetos da agência MOOTAG, focada em brandperformance, conta que é imprescindível analisar a demanda do próprio mercado. Ou seja, as tendências de consumo e as preferências dos clientes em relação à categoria de produtos saudáveis. "Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, análise de dados de performance (vendas), e também a partir do feedback dos próprios clientes. É importante oferecer uma variedade de produtos saudáveis para atender às diferentes necessidades e preferências deste consumidor: o que inclui produtos orgânicos, sem glúten, sem lactose, veganos, etc.", aconselha o diretor.
Ainda para este recorte de produtos, a inovação pode vir até mesmo em uma estratégia de brandformance, que é integrar branding e performance. Ele explica: "Ao construir uma marca forte e reconhecível para essa categoria, os varejistas podem aumentar a confiança dos clientes e estimular a preferência pelos produtos saudáveis. Por meio de uma combinação inteligente de branding e performance, os supermercados podem direcionar suas ações de marketing e comunicação para promover os produtos saudáveis, destacando seus benefícios e diferenciais nutricionais, tanto no ambiente físico quanto no online" finaliza.
Outras formas de inovar podem ser aplicadas em seções como padaria e açougue. Nem toda loja valoriza estes espaços por acreditar que o público sempre vai preferir comprar em lojas especializadas. Vale investir em produtos artesanais, de preparos próprios, que os clientes só irão encontrar em sua loja. Vale para panetones com diferentes sabores na época do Natal ou cortes de carnes temperados com combinações próprias. E claro, divulgar estas inovações nas redes sociais, valorizando a iniciativa e convidando mais gente para provar produtos exclusivos.
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