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Por Redação
17 de dezembro de 2024

Merchandising conquista o consumidor, aumenta as vendas e fideliza clientes

Ponto de venda é o momento crucial para converter o interesse do shopper em ação de compra

O ponto de venda (PDV) é o momento crucial para converter o interesse do consumidor em ação de compra. Nesse contexto, o marketing e o merchandising desempenham papeis essenciais, não apenas para atrair a atenção do cliente, mas também para criar uma experiência de compra que maximize as vendas e fortaleça o relacionamento com a marca.

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Estes recursos são importantes para, por exemplo, impulsionar a venda de produtos sazonais com investimento em tematização. Isso inclui displays temáticos, decoração especial e destaque para os produtos comercializados somente em determinadas épocas, refletindo diretamente na atratividade.

Para Leandro Rampazzo, cofundador do Novo Franchising, escola focada na capacitação de franqueadores e franqueados, o posicionamento estratégico de produtos deve ser bastante utilizado, uma vez que ilhas centrais ou áreas de alto tráfego aumentam a visibilidade. “O cross merchandising pode ser muito eficaz. Agrupar produtos complementares – como marshmallows, chocolates e biscoitos – no mesmo espaço cria oportunidades de vendas cruzadas, proporcionando uma experiência mais completa para o consumidor e gerando melhores resultados”, recomenda.

Os recursos que o marketing e o merchandising no PDV podem ser explorados por diferentes formatos de loja, mas cientes de que cada espaço físico demanda um comportamento diferente. Por exemplo:

  • Supermercados: o espaço amplo permite maior liberdade para criar ações impactantes. Displays grandes e sinalizações temáticas podem ser distribuídos ao longo da loja, guiando os clientes até os produtos. Além disso, o tempo maior de permanência dos consumidores possibilita oportunidades de vendas cruzadas e ativações mais elaboradas.
  • Lojas de conveniência: Nesse caso, a abordagem precisa ser prática e eficiente, focada em compras rápidas e de última hora. Displays compactos e produtos prontos para consumo, como chicletes, snacks ou combos promocionais, são ideais. A conveniência é a chave para capturar o cliente que está de passagem.
  • Varejo especializado: o foco deve ser criar uma experiência personalizada. É possível oferecer uma espécie de consultoria de vendas, utilizando ferramentas como telas interativas para apresentar informações detalhadas sobre os produtos. Quando combinada com o atendimento de consultores, essa abordagem gera um impacto mais profundo e uma experiência diferenciada para o cliente.

Tantas possibilidades também exigem formas de medir o investimento feito. Mensurar o ROI exige uma análise detalhada e eficaz das estratégias aplicadas. É fundamental comparar as vendas antes, durante e após a ação para entender seu impacto e observar as métricas complementares.

Ferramentas tecnológicas são grandes aliadas para monitorar dados, identificar tendências e analisar o comportamento do cliente em tempo real. O planejamento cuidadoso, a execução meticulosa e o acompanhamento contínuo são indispensáveis para minimizar erros e maximizar resultados.


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