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Especial
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Por Redação
22 de agosto de 2024

O desafio de vender online

Desde a pandemia, o e-commerce ganhou importância nos brasileiros e o varejo preciso conquistar o shopper que não quer sair de casa para ir às compras

O avanço do e-commerce revolucionou a forma como consumimos, mas para os supermercados, essa jornada apresenta desafios únicos. A principal dificuldade reside na logística de produtos perecíveis, que exigem um sistema de refrigeração eficiente e prazos de entrega curtos para garantir a qualidade. Além disso, a experiência de compra no supermercado tradicional envolve a escolha pessoal de produtos frescos, o que é difícil de replicar online.

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Ao expandir seus canais de venda, as empresas podem alcançar novos clientes e aumentar sua base de consumidores. Além disso, a personalização das compras e a análise de dados permitem oferecer produtos e promoções mais relevantes, fortalecendo o relacionamento com o cliente. Para superar os desafios e aproveitar as oportunidades, os supermercados precisam investir em tecnologia, logística eficiente e uma experiência de compra online personalizada.

Thais Cabrino, head de Growth Brasil do Justo, acredita que um dos principais desafios é conquistar a confiança do cliente, que sempre foi acostumado a fazer suas compras em lojas físicas. “Esse desafio é um dos principais fatores que move a operação do Justo que, para conquistar o cliente em uma nova modalidade de consumo, busca fazer as compras como ele, cliente, faria, selecionando as frutas e legumes, escolhendo os produtos a dedo”, diz.

Outro desafio enfrentado por um supermercado online é a extensão territorial e a demanda dos consumidores por uma experiência de compra diferenciada, o que traz desafios logísticos. “Com a operação digital, conseguimos atender um público mais amplo, possibilitando que os consumidores acessem os produtos de forma rápida e prática, sem a necessidade de se deslocarem fisicamente a uma loja”, comenda Thais.

Para garantir a qualidade dos produtos frescos vendidos online, o Justo aposta na tecnologia, que possibilita uma análise de dados, a partir da qual consegue-se cada vez mais conhecer o comportamento dos clientes, e assim pode-se prever de forma mais assertiva, e com antecedência, a demanda por skus. “Dessa forma, conseguimos integração em tempo real do nosso estoque com a plataforma digital, possibilitando um controle muito mais otimizado dos FLVs (Frutas, Legumes e Verduras). Assim, solicitamos para os produtores apenas o necessário, de acordo com a demanda de necessidades dos clientes”, explica a porta-voz.

Ela ainda reforça a importância de ter uma estratégia de marketing diversa, na qual o consumidor vai ser impactado em diferentes momentos do seu dia e por diferentes canais, motivando a compra. “O que faz toda a diferença em um plano assertivo é conseguir constantemente retroalimentar os seus dados e conhecimento sobre a performance da mídia para aprimorar seus criativos e mensagem e identificar o que está funcionando ou não”, opina.

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