
Por Redação
5 de março de 2025Os desafios da sucessão familiar nas empresas varejistas
No novo episódio do podcast SV TÁ ON, Lívia Azevedo, diretora geral do Super Carlão Supermercados, comenta sobre sua trajetória no varejo supermercadista e os desafios enfrentados
Todas as empresas familiares chegam ao momento crucial onde a nova geração assume os cargos de liderança e passa a tomar as decisões com base em uma nova visão sobre o mercado. A participação feminina nesse processo ainda enfrenta desafios, apesar do crescente protagonismo das mulheres no mercado.
VEJA TAMBÉM
Trilha do conhecimento: o déficit de mão de obra no varejo
Trilha do conhecimento: como atrair consumidores de diversas gerações no varejo
A sucessão familiar feminina no varejo envolve não apenas a transição de comando, mas também a superação de barreiras culturais, sociais e estruturais que, historicamente, limitaram o papel das mulheres na gestão de empresas familiares.
No Brasil, as empresas familiares correspondem a 90% das empresas ativas. Conforme dados oficiais do IBGE, elas são responsáveis por cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregam aproximadamente 75% da força de trabalho. Entre as empresas familiares brasileiras, 70% chegam à segunda geração, 10% alcançam a terceira geração e apenas 3% sobrevivem até a quarta geração.
No 62ª episódio do podcast SV TÁ ON, Lívia Azevedo, diretora geral do Super Carlão Supermercados, comenta sobre sua trajetória no varejo supermercadista, os desafios enfrentados e insights sobre inovações da rede.
Confira o episódio completo:
Notícias Relacionadas

O crescimento da oferta dos produtos ecológicos nos supermercados
Leia mais
Categoria de esmaltes pode atrair consumidores nos supermercados
Leia mais
Mercado de fusões e aquisições tem movimentações significativas no setor alimentício
Leia mais
Dia das crianças 2024: como os supermercados podem aumentar as vendas com...
Leia mais
Coop Supermercado investe para oferecer acessibilidade e inclusão
Leia mais
Dia das crianças: como os supermercados podem aumentar as vendas com a...
Leia mais
SV TÁ ON: marcas próprias como diferencial nos supermercados
Leia mais
SuperVarejo de agosto destaca categorias em alta no mix dos supermercados
Leia mais
SV TÁ ON: A trajetória da rede OXXO como mercado de proximidade
Leia mais
SuperVarejo de novembro aponta as marcas mais lembradas nas plataformas online dos...
Leia mais