Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
5 de março de 2025

Os desafios da sucessão familiar nas empresas varejistas

No novo episódio do podcast SV TÁ ON, Lívia Azevedo, diretora geral do Super Carlão Supermercados, comenta sobre sua trajetória no varejo supermercadista e os desafios enfrentados

Todas as empresas familiares chegam ao momento crucial onde a nova geração assume os cargos de liderança e passa a tomar as decisões com base em uma nova visão sobre o mercado. A participação feminina nesse processo ainda enfrenta desafios, apesar do crescente protagonismo das mulheres no mercado.

VEJA TAMBÉM
Trilha do conhecimento: o déficit de mão de obra no varejo
Trilha do conhecimento: como atrair consumidores de diversas gerações no varejo

A sucessão familiar feminina no varejo envolve não apenas a transição de comando, mas também a superação de barreiras culturais, sociais e estruturais que, historicamente, limitaram o papel das mulheres na gestão de empresas familiares.

No Brasil, as empresas familiares correspondem a 90% das empresas ativas. Conforme dados oficiais do IBGE, elas são responsáveis por cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregam aproximadamente 75% da força de trabalho. Entre as empresas familiares brasileiras, 70% chegam à segunda geração, 10% alcançam a terceira geração e apenas 3% sobrevivem até a quarta geração.

No 62ª episódio do podcast SV TÁ ON, Lívia Azevedo, diretora geral do Super Carlão Supermercados, comenta sobre sua trajetória no varejo supermercadista, os desafios enfrentados e insights sobre inovações da rede.

Confira o episódio completo: 


Deixe seu comentário