Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
31 de maio de 2024

Todo cuidado é pouco

O trabalho de quem manipula perecíveis precisa ser atento, rigoroso e sempre atualizado. Confira algumas boas práticas para manter sua loja segura e com profissionais capacitados

Frutas, verduras e legumes estão em alta no Brasil. E quem diz isso são os números. De acordo com o IPC Maps, a alta nominal do potencial de consumo foi de 5,78% em 2023, um índice positivo diante de um crescimento do consumo de todas as categorias que ficou em 1,5%. A classe B puxou o aumento, com variação positiva de 16,9%, seguido pela classe A, que teve variação de 10,7%. O crescimento desta categoria só não foi maior, pois a classe que detém o maior valor absoluto, que é a classe C, teve queda de 2,56% entre 2022 e 2023. A classe D/E, que é a menos abastada, teve crescimento de apenas 0,99%.

LEIA TAMBÉM

Com mais gente comprando, é preciso de mais gente para vender. E a mão de obra qualificada tem se mostrado um diferencial a hora de cuidar destes alimentos perecíveis. Liliane Adachi, diretora de RH da Rede Confiança Supermercados acredita que o colaborador ideal é aquele que se identifica, gosta e apresenta habilidades para trabalhar com manipulação de alimentos. É importante ser uma pessoa detalhista, organizada e apta a seguir rigorosamente os procedimentos de segurança alimentar. Ela explica que, nos processos seletivos, procura-se identificar nos hobbies aquelas pessoas que tenham curiosidades na área, além de alguma experiência. “A partir do momento que a pessoa tem alguma habilidade e vontade, fica mais simples aprender as técnicas específicas e se aperfeiçoar”, acredita.

Os diferenciais neste perfil são: ter conhecimento e facilidade nas práticas seguras de manipulação, incluindo higiene pessoal, desinfecção do ambiente, manuseio de utensílios, equipamentos e armazenamento adequado. Outro ponto importante é ter habilidade para seguir instruções precisas e garantir a conformidade com regulamentos padrões de saúde. É necessário ainda a capacidade de trabalhar em equipe, atendimento ao cliente e adaptabilidade para lidar com situações imprevistas, além de senso de responsabilidade e compromisso com a segurança e qualidade dos alimentos servidos.

Luciana Oliveira, nutricionista também da Rede Confiança Supermercados, explica que existem diversos cursos para orientar e instruir os colaboradores na hora de trabalhar com perecíveis. “São cursos denominados de “Boas Práticas de Manipulação”, com carga horária entre 2h a 4h, com validade legal de um ano. Isso é obrigatório e monitorado pela Vigilância Sanitária”, alerta. Ela ainda frisa ser importante conscientizar que os colaboradores, além de manipuladores de alimentos, são os consumidores finais. É um ciclo onde todos são corresponsáveis pela segurança dos alimentos. “A consciência de que uma higienização correta das mãos pode salvar vidas precisa ser repetida até virar hábito no ambiente de trabalho”, recomenda

Acesse o Especial do Mês de maio e confira todas as notícias sobre: FFLV

Comentários(2)
Jailson Almeida
16 de junho de 2024 às 04:44

Ponto fundamental em um supermercado, infelizmente existem muitos supermercadistas que não levam este assunto muito a sério.

Responder
Maria Luiza Mendes da Silva
03 de junho de 2024 às 11:10

Eu queria saber mais um pouco sobre esse serviço.

Responder
Deixe seu comentário