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Por Redação
17 de novembro de 2024

Transformações do mercado de chocolates: saúde, sustentabilidade e personalização

Produtos mais personalizados, preferência por matérias-prima orgânicas e valorização do cacau: o chocolate é cada vez mais valorizado

O mercado de chocolates continua a evoluir e se adaptar às novas demandas dos consumidores. As tendências do mercado refletem uma busca crescente por produtos mais saudáveis, sustentáveis e com experiências sensoriais diferenciadas. O setor está em constante transformação, impulsionado por consumidores cada vez mais exigentes e conscientes. As tendências atuais apontam para um futuro em que o chocolate será um alimento mais saudável, sustentável e personalizado, capaz de proporcionar experiências únicas e memoráveis. Segundo uma pesquisa da Opinion Box (2023), ao escolher um chocolate, 47% dos entrevistados dão prioridade ao sabor, enquanto 52% consideram o preço como fator decisivo

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Uma das principais movimentações da indústria é a valorização do cacau de origem, com destaque para chocolates bean-to-bar, que acompanham todo o processo produtivo, desde a seleção dos grãos até a fabricação da barra. Essa tendência está diretamente ligada ao desejo dos consumidores por produtos mais autênticos e com maior rastreabilidade. Além disso, a utilização de ingredientes funcionais, como superalimentos e probióticos, tem se tornado cada vez mais comum, transformando o chocolate em um alimento com benefícios para a saúde.

Parte dessa realidade faz parte da Hershey 's. Yakara Biancalana, diretora de vendas da marca no Brasil, diz estarem atentos à crescente demanda por produtos no segmento de chocolates com alto percentual de cacau. “Atualmente, a linha Special Dark conta com mais de oito sabores, incluindo chocolates com 60%, 73% e 80% de cacau, além de opções com pedaços reais de frutas, como cranberry, laranja e menta no portfólio de 60% cacau”, detalha a diretora.

Para este ano, a marca prevê o lançamento de dois novos sabores com 47% cacau: Original e Caramelo Salgado, voltados para consumidores que estão começando sua jornada no universo de chocolates dark. Já para os paladares mais exigentes, colocam no mercado duas novas opções com 73% cacau: Avelã e Amêndoas & Toffee. “Esses lançamentos são o resultado de nossa busca contínua por inovação, com o objetivo de atender às novas tendências de mercado e sempre surpreender nossos consumidores”, declara.

Outra tendência que ganha força é a personalização dos produtos. As empresas estão investindo em formatos e sabores inovadores, como chocolates com infusões de especiarias, frutas exóticas e até mesmo bebidas alcoólicas. A preocupação com a experiência do consumidor também se manifesta na busca por embalagens mais sustentáveis e atrativas visualmente.

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