
Por Redação
14 de março de 2025Trilha do Conhecimento SV TÁ ON está imperdível
Confira essa sequência especial de cinco vídeos sob o tema "Garanta o sucesso do seu varejo em 2025"
Durante fevereiro, o SV TÁ ON, podcast da SuperVarejo, lançou sua primeira Trilha do Conhecimento – uma sequência especial de cinco vídeos sob o tema "Garanta o sucesso do seu varejo em 2025".
Ao longo da trilha, foram abordados temas essenciais para ajudar o varejista a começar o ano preparado, como acessibilidade, cenário político e econômico, perfil do consumidor, gestão de RH e um case de sucesso para inspirar os espectadores.
Relembre todos os episódios que fizeram parte dessa trilha:
1º episódio: Garanta o sucesso do seu varejo em 2025, um case da lojasmel
Com 56 lojas e operação e com o objetivo de alcançar 100 até 2028, a lojasmel é um exemplo de varejista que tem investido na melhoria de processos e na experiência do consumidor. Pedro Cruz, atual CEO da companhia e filho dos fundadores da rede, participou do primeiro bate-papo da Trilha do Conhecimento e trouxe insights relevantes para o varejista que quer garantir o sucesso de seu negócio em 2025, destacando temas essenciais como liderança, quadro de funcionários, além de estratégias de marketing e de negócios.
2º episódio: Cenário econômico e político em 2025
No segundo episódio, Estevão Kopschitz, autor do livro Guia de Análise da Economia Brasileira e economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aborda pontos relevantes sobre o cenário econômico e político para os supermercados em 2025 e fala sobre o crescimento do país de modo geral. A reforma tributária também é foco de análise do economista, que ainda atua como vice-presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Rio de Janeiro (IBEF-Rio).
3º episódio: Acessibilidade
Em 2017, a Coop implantou o curso básico de Libras e, em 2024, em parceria com o Sescoop foi implantada uma nova metodologia, contribuindo para que a comunicação com a comunidade surda seja ainda mais assertiva e efetiva. Esta iniciativa está integrada ao projeto Sinais em Sintonia, lançado pelo Comitê de Diversidade Coop. No terceiro episódio, Amanda Simpioni, analista de Responsabilidade Social da Coop e responsável pelo projeto, dá dicas de como o varejista pode incluir a linguagem de sinais em seu negócio, a importância do curso para a inclusão dos colaboradores e os desafios que as pessoas com deficiência auditiva enfrentam.
4º episódio: Perfil do consumidor
Conhecer o perfil do consumidor, faixa etária, hábitos de consumo, frequência de compras e preferências de produtos são apenas alguns dos dados que ajudam os supermercadistas a se conectar melhor com seus clientes e impulsionar as vendas. No quarto episódio da trilha, Rafael Haddad, CEO da Fábrica de Líderes, e Álvaro Silveira, diretor do Alvorada Supermercados, compartilham insights sobre como entender e atender esse novo consumidor. Da comunicação estratégica à adaptação das lojas e mudanças nos modelos de consumo.
5º episódio: RH
O mercado de trabalho está em constante evolução, impulsionado pela tecnologia e pelas mudanças no comportamento do consumidor. No varejo, essas transformações são ainda mais intensas, exigindo digitalização, estratégias omnichannel e um atendimento cada vez mais personalizado. No quinto e último episódio da Trilha do Conhecimento da SuperVarejo, Jaciani Rizziolli destaca os desafios e as oportunidades do emprego no setor. A diretora de RH do Savegnago Supermercados aborda sobre a liderança no varejo, a gestão de equipes multigeracionais e como as inovações estão moldando o futuro do mercado de trabalho.
A lista dos episódios do SV TÁ ON: Trilha do Conhecimento pode ser encontrada também nas plataformas de streaming como YouTube, Spotify e Deezer.