Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
5 de janeiro de 2024

Verão: como o supermercadista pode aproveitar a estação para aumentar as vendas

Rafael Jakubowski, master em gestão comercial e marketing pela Business School São Paulo, separou algumas dicas para fazer desse período um sucesso comercial para sua loja

Férias, viagens, encontro de amigos para aproveitar juntos os dias quentes,... o verão é uma estação para celebrar. E, tudo isso combina com opções que os supermercados oferecem para proporcionar compras que agradarão os veranistas. Rafael Jakubowski, master em gestão comercial e marketing pela Business School São Paulo, separou algumas dicas para fazer desse período um sucesso comercial para sua loja.

Uma ideia é oferecer promoções atraentes, como descontos progressivos, brindes em compras acima de um certo valor ou liquidações de fim de temporada. Organizar eventos ou atividades especiais na loja ou em locais estratégicos, como praças e praias também faz sua marca atrair mais pessoas interessadas em compras. Neste caso, vale até mesmo incluir degustações de produtos relacionados à estação.

Intensifique sua presença online, com conteúdo relacionado ao verão, como dicas de receitas para churrascos, drinques, sobremesas geladas, receitas com frutas da época ou guias de cuidados com a pele. Isso pode ajudar a aumentar o engajamento e direcionar o tráfego para sua loja física ou online. Entenda as particularidades do seu público local e adapte suas ações de acordo com ele. Em algumas regiões, janeiro pode ser um mês de volta às aulas, então, produtos desta natureza podem ser promovidos. No verão, existem várias possibilidades para estratégias de cross-selling, que consiste em oferecer produtos complementares aos itens de maior consumo nesta época do ano. Aqui estão algumas ideias:

Moda Praia e Acessórios

Ao vender trajes de banho, você pode oferecer itens complementares como óculos de sol, chapéus de praia, protetores solares, toalhas de praia e bolsas de praia. Esta é uma forma clássica de cross-selling no verão e são itens que nem todo mundo percebe que estão à venda nos supermercados.

Churrascos e Piqueniques

Para clientes que compram grelhas e churrasqueiras, ofereça acessórios como kits de utensílios para churrasco, aventais, temperos especiais, ou até mesmo carvão e acendedores. Para piqueniques, sugira cestas, toalhas apropriadas e repelentes de insetos.

Bebidas Refrescantes

Ao vender coolers ou refrigeradores portáteis, você pode sugerir a compra de bebidas refrescantes, copos reutilizáveis, abridores de garrafa ou até mesmo kits para preparar drinks.

Jardinagem e Decoração Externa

Ao vender plantas ou mobiliário de jardim, um setor em alta para os supermercados, sugira ferramentas de jardinagem, sistemas de irrigação, iluminação externa ou decorações de jardim. Lojas maiores costumam ter espaço para estes itens.

Lembre-se ainda de abusar da exposição criativa na loja. Use displays visuais atraentes para destacar os produtos de verão. Pode-se criar uma "experiência de verão" completa com decoração temática, como cenas de praia ou piqueniques que ajudam a vender mais.

Deixe seu comentário