Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Evento
...
Por Redação
30 de julho de 2025

APAS Experience Campinas: oportunidade valiosa para a cadeia de abastecimento da região

Palestras com experts do setor, troca de experiências e consolidação de negócios e parcerias devem marcar evento marcado para 1º de agosto

Fomentar negócios e potencializar o segmento e a cadeia de abastecimento, gerando valor para empresários e cidades do estado de São Paulo, são as metas da nova rodada do projeto APAS Experience em 2025. No total serão 14 eventos durante o ano, que terão a presença de representantes locais da indústria e do varejo alimentar com a proposta de firmar parcerias de sucesso aumentar a visibilidade do setor supermercadista regional.

LEIA TAMBÉM
APAS Experience Marília debate inovação e negócio na primeira edição do ano
APAS Experience Marília: novos negócios, mais poder regional

Após a bem-sucedida estreia em Marília, em julho, o segundo da lista é o APAS Experience Campinas, marcado para o dia 1º de agosto da famosa - estratégica - cidade do interior paulista. Na opinião de Acácio Maciel, diretor regional da APAS Campinas, a relevância da iniciativa para o setor supermercadista regional é gigantesca. "Trata-se de um evento que cresce ano a ano e é focado exclusivamente na região, oferecendo à indústria a oportunidade de mostrar o seu trabalho para todos os supermercadistas locais. Isso, sem dúvida, fortalece a cadeia de abastecimento. É uma excelente oportunidade para os fabricantes se conectarem aos empresários, compartilharem tendências e, claro, fazerem negócios", celebra.

As expectativas com o sucesso do evento são as mais otimistas possíveis. "Esperamos um volume significativo de negociações, contribuindo para o crescimento do setor e o fortalecimento do mercado regional, além do networking e troca de experiências. Vamos oferecer ao setor supermercadista uma programação que vai durar o dia todo, uma grade robusta de palestras, entre elas, a do João Branco, um dos profissionais de marketing mais reconhecidos do país e que soma mais de duas décadas de atuação em grandes marcas", conta Acácio.

Ele ainda destaca as participações do influenciador digital e empresário Henrique Maderite, que tem quase 2 milhões de seguidores no Instagram, e de Vivian Broge, vice-presidente de Relações Humanas e Marketing da TOTVS, com mais de 20 anos de experiência em recursos humanos, inovação e marketing de relacionamento.

Cenário econômico e do segmento em Campinas

De acordo com Acácio Maciel, o setor supermercadista de Campinas e região vive um momento bastante positivo. Em 2024, a região campineira registrou 3.714 estabelecimentos supermercadista, com crescimento de 8% na variação anual, consolidando-se como um dos pilares da economia local. Para o diretor da APAS, a região já é um polo estratégico para o setor, com alto potencial de consumo e uma logística privilegiada.

Além disso, o município responde por cerca de 15,4% do PIB do Estado de São Paulo, demonstrando sua importância econômica. Esse protagonismo também se reflete na geração de empregos: atualmente, o setor supermercadista da região emprega mais de 111,2 mil pessoas, o que representa pouco mais de 16% do total de trabalhadores do setor no Estado (aproximadamente 690 mil). Só em 2024, foram criados 1.602 novos postos de trabalho na região.

Segundo Ahmed El Khatib, professor e coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), a economia campineira é diversificada, com fortes setores de tecnologia, saúde, logística, educação e agronegócio de alta produtividade. "A presença de multinacionais, como 3M, Bosch, IBM e CPFL, bem como de centros de inovação e pesquisa como a Unicamp, o CNPEM e o CPQD, fazem da cidade um polo de conhecimento e inovação. A infraestrutura de transportes, com destaque para o Aeroporto Internacional de Viracopos e a malha rodoviária, fortalece ainda mais o perfil logístico da região", esclarece.

Ele comenta que o mercado de trabalho é dinâmico, com altos níveis de formalização e de qualificação profissional. O IDH-M de Campinas (0,805) está entre os mais altos do Brasil, refletindo bons indicadores sociais e econômicos. O consumo das famílias também é elevado, mas acompanha o aumento do custo de vida, especialmente nos setores de habitação e alimentação fora do lar.

"Já o varejo alimentar, assim como em grande parte do Estado, apresenta um cenário dinâmico e competitivo, com desafios comuns ao cenário nacional, como a retenção de colaboradores, a pressão por custos operacionais e a alta competitividade. Vejo o cenário do varejo alimentar em Campinas em constante evolução, com a região se consolidando como um hub para o setor, impulsionado pela diversidade de formatos, inovações e um mercado consumidor exigente", explica Acácio.

"O varejo alimentar em Campinas é altamente desenvolvido, com participação expressiva de grandes redes como Pão de Açúcar, Carrefour, Oba Hortifruti, Dia%, além de atacarejos como Assaí e Atacadão. Há também redes locais de alta performance, como a Galassi e o Dalben, que oferecem serviços de qualidade, variedade de produtos e forte conexão com a comunidade local", complementa Ahmed El Khatib, da FECAP.

O consumidor campineiro é mais exigente e sensível à experiência de compra, valorizando produtos diferenciados, marcas premium e alternativas saudáveis ou sustentáveis. Segmentos como alimentação orgânica, produtos veganos, gourmet e importados têm mercado crescente. Além disso, Campinas é uma das cidades do interior com maior penetração de e-commerce alimentar e aplicativos de entrega, com operações eficientes de logística urbana.

No contexto pós-pandemia, observou-se um fortalecimento do omnichannel, com consumidores alternando entre loja física e canais digitais. A busca por conveniência, aliada à preocupação com sustentabilidade, fez com que programas de fidelidade, práticas ESG e iniciativas de economia circular (como redução de desperdício de alimentos) ganhassem importância nas estratégias varejistas.

O diretor da APAS conta que o cliente da região de Campinas, assim como o consumidor moderno, em geral, busca uma combinação de fatores ao escolher um supermercado. A busca por preços acessíveis é, claro, um fator preponderante, especialmente em um cenário econômico que exige atenção aos gastos. Embora o preço seja importante, a qualidade não é deixada de lado. Muito pelo contrário: os clientes valorizam o acesso a uma gama diversificada de marcas e tipos de produtos, incluindo opções mais saudáveis (orgânicos, sem lactose etc.).

Ele ainda salienta que as categorias que mais agradam são aquelas que combinam necessidade básica com a busca por valor, seja ele econômico, de qualidade, de saúde ou de conveniência. Porém, além das categorias básicas, algumas vêm ganhando cada vez mais espaço e agradando o consumidor, como os produtos naturais, orgânicos e saudáveis; alimentos com proteínas em destaque (iogurtes proteicos, barras de cereais, etc.). "É importante ressaltar também que os consumidores estão mais conscientes e valorizam produtos com embalagens sustentáveis, marcas que apoiam a produção local ou que demonstram responsabilidade social e ambiental", fala Acácio.

Roberto Kaner, professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), concorda que as decisões de compra são fortemente influenciadas por qualidade percebida, embalagem, origem dos produtos, atributos sustentáveis e composição nutricional. "A margem média por item é mais alta que em outras regiões do estado, mas há maior concorrência por diferenciação", pontua o especialista, que afirma que a realização do APAS Experience em Campinas representa uma oportunidade estratégica para reconectar a indústria regional com o varejo especializado e as redes em expansão, que buscam diferenciação em nichos de valor agregado. "Fornecedores de alimentos plant-based, bebidas artesanais, snacks saudáveis, produtos com origem controlada e soluções prontas para consumo encontram um ambiente propício para expansão comercial", acredita.

Em exposição

Entre os expositores que participarão da APAS Experience Campinas está a Mar & Rio Pescados, empresa conhecida como uma das principais indústrias e importadoras de pescados, frutos do mar e culinária oriental no Brasil. "Minha expectativa é ótima, pois nós tivemos excelentes resultados no ano passado. A cada ano o APAS Experience vem 'aumentando a sua musculatura'. Para a companhia, o evento no ano passado foi um divisor de água. Nesta edição nós vamos marcar presença com o bolinho de salmão, o croquete de atum, a coxinha de camarão, o hot roll e as nossas robatas", conta Júlio César Antônio, CEO e fundador da Mar & Rio Pescados.

As perspectivas também são favoráveis para a empresa de salgadinhos Milho de Ouro. "Nossas expectativas são bastante positivas, especialmente considerando o crescimento da categoria de salgadinhos e com alta adesão de supermercadistas locais, criando um ambiente propício para networking, parcerias duradouras e geração de novos negócios. Nossa categoria de produtos está alinhada com o consumo atual, com produtos que refletem os hábitos e preferencias locais, com excelente custo-benefício. Entendemos que a APAS Experience Campinas é uma vitrine de oportunidades, por isso participar é uma forma de estar conectado com o que há de mais relevante no varejo alimentar regional", descreve Pedro Rodrigues, sócio-diretor da Milho de Ouro.

A companhia vai divulgar a unificação da Lobits, marca que tem mais de 15 anos de história e está presente em mais de 20 mil pontos de venda, e apresentar as categorias de batata lisa e ondulada, aperitivos de trigo, pipoca doce e polvilho. "Serão 50 SKUs, uma só marca e muitas oportunidades de negócios para os supermercadistas da região", celebra Pedro.

Já a Extrusa-Pack vai levar par ao evento sacos para lixo de diversos tipos com um sortimento ideal para o supermercado. "São os produtos que vendemos nos atacarejos, agora com linha ajustada para o varejo. São sacos de lixo biodegradáveis, com alças, perfumados, enfim, tudo para alavancar as vendas deste produto que tem muito potencial de crescimento na categoria", avisa a gerente comercial Gisele Barbin. "É muito importante participar de um evento regional promovido pela APAS, pois ficamos mais próximos do varejo, com compradores tomadores de decisão, e podemos agendar com aqueles clientes que não conseguiram nos visitar na APAS SHOW", complementa.

Um ponto de vista semelhante tem Robson Tedim, CEO da empresa de produtos alimentícios Mr. Wise. "Enxergamos o APAS Experience como uma um momento único de conexão da indústria com o varejo. Esse evento vem suprir uma lacuna importante de comunicação, onde podemos apresentar novos produtos e atingir clientes que não conseguimos em outros formatos de eventos. Entendemos que a cultura regional afeta bastante os hábitos de consumo e conversando diretamente com os tomadores de decisão conseguimos customizar melhor nossa estratégia em cada região do estado", ressalta.

Hoje a empresa busca fortalecer sua principal marca, que é a Faisão. Além da linha de azeite e óleos mistos, a Mr. Wise está ampliando o portfólio de produtos com uma nova linha de conservas, molhos, entre outros alimentos. "Vamos colocar em destaque na APAS Experience a linha de batata palha. É um lançamento recente que já vem tracionando muito bem no varejo. Temos uma excelente qualidade e conseguimos entregar valor para o cliente e para o consumidor", diz Robson.

Deixe seu comentário