Por Redação
14 de janeiro de 2025NRF 2025: Como o desenvolvimento de liderança impulsiona o crescimento da Target
Brian Cornell, CEO da Target, Abubakarr Bangura, vice-presidente da Target Corporation e Michael Bush, CEO da Great Place do Work, se reuniram no palco do maior evento de varejo do mundo
Durante um dos principais painéis da NRF 2025: Retail’s Big Show, os executivos Brian Cornell, CEO da Target, Abubakarr Bangura, vice-presidente da Target Corporation e Michael Bush, CEO da Great Place do Work, debateram sobre o papel essencial da equipe e da cultura no desenvolvimento e no crescimento a longo prazo de uma companhia.
Brian Cornell diz que o crescimento da Target, rede de lojas de varejo dos Estados Unidos, não aconteceu em uma sala de reunião. De acordo com o CEO, tudo se resume em investir, ouvir e desenvolver pessoas, além de criar uma cultura de cuidado e crescimento com a equipe.
Abubakarr Bangura pode ser um exemplo do que Cornell fala: um nativo da República Serra Leoa, país da África Ocidental, que entrou na Target como estagiário em 2004 e agora supervisiona cerca de 80 lojas em vários estados. “No varejo, temos a chance de mudar vidas”, ressalta Cornell.
Bangura destacou que o crescimento nem sempre segue uma linha reta. Ao longo de sua trajetória na empresa, ele trabalhou com diferentes equipes e em diversos estados, mas o que sempre permaneceu constante foi a cultura da Target. Segundo ele, essa é a principal razão para sua permanência na companhia: estar cercado pelas equipes certas e por líderes que não apenas o apoiaram, mas também ofereceram feedbacks sinceros e construtivos.
“Ter o líder certo importa”, disse o CEO da Great Place to Work, organização global que avalia e reconhece empresas com os melhores ambientes de trabalho no mundo. “Na Target, pesquisas mostraram que sete em cada 10 pessoas se sentem cuidadas como pessoa, não como funcionário. Isso vem dos líderes”, comenta.
"Segundo Cornell, a cultura da Target começa com a disposição de ouvir. Ele destacou que a empresa dedica tempo significativo às suas equipes de linha de frente, fazendo perguntas, ouvindo e compreendendo suas necessidades. “Queremos entender como tornar o trabalho mais significativo para elas e como podemos contribuir para o desenvolvimento de suas carreiras”, afirmou. “Passamos muito tempo escutando e aprendendo. Nossas equipes nos mostram o caminho que devemos seguir”.
Programa de desenvolvimento de liderança da Target
A Target tem um programa chamado “Prepare for Next”, que garante o desenvolvimento da próxima geração de líderes. O objetivo é que eles não estejam apenas preparados para sua função atual, mas também para a futura.
“Ao ouvir seus colaboradores, a Target aprendeu que os diretores de loja queriam um programa de desenvolvimento personalizado, então a empresa cocriou um programa imersivo de seis meses com esses funcionários”, disse Bangura. De acordo com o executivo, a empresa tira os diretores da operação das lojas para permitir que eles se concentrem em desenvolver habilidades de liderança, colaborarem com colegas e resolvam problemas em tempo real.
“O programa tem atualmente cerca de 1.000 participantes, com planos de escalar para cerca de 2.000 diretores de loja. Dos participantes atuais, 100% disseram que sentem que poderiam crescer em suas carreiras na Target, e 92% sentem que seu desempenho melhorou desde que entraram no programa”, afirma Bangura.
Fonte: NRF