Por Redação
8 de maio de 2024Ambev encerra primeiro trimestre com lucro líquido de R$ 3.817,2 bilhões
O resultado teve queda de 0,6% em relação ao mesmo período do ano anterior
A Ambev encerrou o primeiro trimestre de 2024 com lucro líquido de R$ 3.817,2 bilhões, queda de 0,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, devido aos impostos sobre vendas no Brasil e ao impacto da desvalorização cambial da Argentina, compensando a melhora do resultado financeiro líquido e o crescimento do EBITDA Ajustado.
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“Entregamos um crescimento de dois dígitos de EBITDA Ajustado no 1T24 (com resultados orgânicos da Argentina limitados) graças a uma combinação de crescimento da receita líquida, ventos favoráveis no câmbio e no preço das commodities e gestão disciplinada de custos e despesas.” comenta Jean Jereissati, CEO
Os volumes cresceram 3,6% suportados por um forte início de ano em janeiro e fevereiro, incluindo as festividades de Carnaval, liderados pelas marcas premium e super premium. A receita líquida subiu 4,5%, com o hectolitro (ROL/hl) crescendo 0,9%, pela execução da estratégia de gestão de receitas. O EBITDA Ajustado cresceu 13,6%, com a margem expandindo 260 pb para 33,6%.
As marcas de cerveja premium e super premium cresceram 10%, ganhando participação de mercado pelo quinto trimestre consecutivo, por Corona, Spaten e Original. Corona e Spaten alcançaram seu indicador de saúde de marca mais alto de todos os tempos. Nosso segmento core plus expandiu cerca de 15% pela Budweiser. As iniciativas digitais, o BEES Marketplace continuou a se desenvolver, crescendo o GMV em 13% em relação ao ano anterior, enquanto o Zé Delivery gerou mais de 16 milhões de pedidos, um aumento de 11% comparado ao ano passado.
O desempenho operacional consistente da estratégia comercial aliada a marcas saudáveis que impulsionaram o desempenho positivo do volume, de 6,5%. A receita líquida cresceu 14,0%, com a ROL/hl aumentando 7,0%, principalmente devido a iniciativas de gestão de receita e um mix positivo de marcas e embalagens (liderado por marcas premium e embalagens single servings)
O crescimento do volume continuou a ser impulsionado pelas marcas de health & wellness e energéticos, principalmente por refrigerantes sem açúcar, Gatorade e Red Bull. Dentro das marcas sem açúcar, o Guaraná Antarctica Zero cresceu volumes em mais de 60%, mais do que dobrando o número de compradores, enquanto a Pepsi Black aumentou o volume em mais de 30% e já representa 25% do total da família Pepsi-Cola. A companhia quer reduzir o teor de açúcar no portfólio de não alcoólicos, entregando uma redução de mais de 7% em relação ao 1T23.