
Por Redação
15 de agosto de 2025JBS divulga crescimento de 8,9% em receita líquida no 2T25
Seara e Pilgrim’s são os principais responsáveis por impulsionamento
A JBS fechou o segundo trimestre de 2025 com receita líquida de US$ 20,9 bilhões, 8,9% mais que no mesmo período do ano passado. Esse crescimento é um reflexo das operações de Seara e Pilgrim’s, de diversificação em proteínas e geografias. Entre abril e junho deste ano, a margem Ebitda ajustada (em US$) da Seara foi de 18,1%, enquanto da Pilgrim’s de 17,2%.
No trimestre, o resultado líquido avançou 60,6% na comparação anual e fechou em US$ 528 milhões. Entre os indicadores da JBS no período, o Ebitda ajustado foi de US$ 1,7 bilhão e a margem Ebitda ajustada de 8,4%. No período, 75% das vendas globais foram em mercados domésticos onde a JBS atua e 25% por meio de exportações.
Em relação aos resultados consolidados, a Geração de Caixa Operacional foi de U$ 773 milhões, e a Geração de Caixa Livre teve um resultado negativo de - U$ 55 milhões. Já no CAPEX, que indica a aquisição de ativos tangíveis e intangíveis, registrados no balanço patrimonial da empresa como investimentos, houve um crescimento de U$ 450 milhões, sendo 40% referente à expansão, e os outros 60% à manutenção.
O ROE aumentou para 25,7% - uma melhora de 15,6% em comparação com o 2T24 - enquanto o ROIC alcançou os 17%. O Lucro Operacional Aj. caiu para 5,7%, ficando na faixa de U$ 1.188 milhões.
"A estratégia de diversificação geográfica e de proteínas da JBS é uma ferramenta poderosa, uma vantagem competitiva que nos permite mitigar as oscilações naturais dos ciclos das proteínas, bem como outros desafios de mercado”, explica Gilberto Tomazoni, CEO Global da JBS.
Nas unidades de negócios de aves, como Seara e Pilgrim's, a JBS se beneficiou do crescimento da demanda por essa proteína e de mudanças no comportamento do consumidor, e da execução operacional das unidades, que também auxiliou no avanço dos resultados trimestrais. Já no segmento de carne bovina, com JBS Brasil, JBS Austrália e JBS Beef North America, e carne suína, pela JBS Pork, a performance foi resultado da dinâmica comercial.
Fortaleza na diversificação
A Seara apresentou margem de 18,1%, apesar do impacto da gripe aviária no Brasil. No fim de junho, o Brasil foi declarado livre da doença em granjas comerciais pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Em sua estratégia, a unidade de negócio tem focado em avançar sua estratégia comercial para atender a demanda de produto, no mercado nacional e internacional.
Já a Pilgrim’s Pride Corporation, que atende mercados como Estados Unidos, México e Europa, entregou resultados sólidos, com margem de 17,2%. Os resultados da unidade de negócio refletem a forte demanda do mercado, custo mais baixo de milho e soja, além de mudanças de comportamento do consumidor, que passou a se alimentar mais na residência do que em restaurantes.
A JBS Brasil entregou um desempenho positivo no segundo trimestre de 2025. Os resultados demonstram que a unidade de negócio tem buscado avançar em sua estratégia comercial para balancear oferta e demanda nos mercados nacional e internacional.
No contexto da confiança com o mercado americano, a JBS anunciou uma série de investimentos estratégicos nos Estados Unidos no primeiro semestre deste ano. Em maio, foi divulgado o plano de destinar US$ 135 milhões para a construção de uma fábrica de produção de linguiças em Perry, Iowa. Esse aporte se somou aos US$ 200 milhões alocados para modernizar as unidades de carne bovina em Cactus (Texas) e Greeley (Colorado, e aos US$ 400 milhões para uma nova unidade de alimentos preparados que a Pilgrim's está construindo no Condado de Walker, Geórgia.
Essa semana a JBS também anunciou investimento de US$ 100 milhões para adquirir e expandir uma unidade em Iowa.