Por Redação
27 de dezembro de 2024Nestlé cria inovação para recuperar máquinas de café que iriam para descarte
As cafeteiras NESCAFÉ Dolce Gusto são revisadas por equipe técnica e voltam para venda em formato de outlet
A Nestlé Brasil desenvolveu uma iniciativa em suas operações para realizar a recuperação de máquinas NESCAFÉ Dolce Gusto que eram destinadas diretamente para descarte após a devolução por clientes do e-commerce. Desde a implementação do projeto, em 2022, a companhia evitou o descarte de 80% destes equipamentos e economizou aproximadamente de R$ 2,6 milhões.
LEIA TAMBÉM
Nestlé inaugura "mini fábrica" para autoprodução de peças de reposição
Antes as peças eram armazenadas e posteriormente seguiam para centros de reciclagem, agora passam por uma minuciosa revisão técnica e, após a análise da qualidade, as máquinas vão para uma seção esporádica de outlet na loja virtual. A cada ciclo de vendas, cerca de 600 máquinas são disponibilizadas e vendidas em poucos dias.
A solução para evitar o descarte das peças começou em 2021 após o centro de distribuição logístico da companhia, em Araçariguama, São Paulo, constatar a armazenagem de mais de 20 mil equipamentos que aguardavam destinação para reciclagem. “Percebemos que muitas máquinas devolvidas eram por arrependimento dos clientes por efetuarem uma compra por impulso ou por insatisfação com a cor, por exemplo. Dos 20 mil equipamentos acumulados ao longo do tempo, cerca de 40% estavam em perfeito estado e voltaram para o e-commerce após revisão. Outros 40% passaram por reparo simples e posteriormente foram oferecidos no outlet do site, e só 20% não puderam ser recuperados e foram devidamente reciclados”, detalha Mariana Vilchez, gerente de Logística de E-commerce da Nestlé Brasil.
A executiva reforça que as máquinas passam por análises pela equipe de qualidade da Nestlé, após a revisão técnica, voltam à venda apenas em estado ideal para uso, sem apresentar qualquer problema de funcionamento. “Todas as máquinas são testadas e higienizadas antes de entrarem novamente no site. Sinalizamos nas embalagens e no site que eles podem apresentar imperfeições estéticas, mas nada que prejudique o sistema operacional e impeça o uso. As caixas dos itens no Outlet são personalizadas, inclusive”, finaliza Mariana.