Por Redação
3 de maio de 2024Setor de biscoitos e massas registra movimento de R$ 70,464 bilhões em 2023
O resultado apresentou alta de 9,6% em relação ao ano de 2022
A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) registra o movimento de R$ 70,464 bilhões do setor em 2023. Este valor representa uma alta de 9,6% em relação ao ano de 2022, demonstrando uma tendência positiva para o setor este ano com uma expectativa de aumento de 8% a 10% de faturamento e de 3% a 5% em volume de vendas.
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Os dados são resultados de um levantamento feito pela NielsenIQ, encomendado pela associação, que analisou o desempenho dos produtos que compreendem a Cesta Abimapi de janeiro a dezembro de 2023.
Durante o período, a categoria de Biscoitos liderou as vendas registrando R$ 32,5 bilhões em faturamento e 1,5 milhões de toneladas consumidas, destacando a preferência dos brasileiros por recheados doces (22,95%), bolacha água e sal (12,44%) e doces amanteigados (10,16%).
A categoria de Massas Alimentícias registrou R$ 13,9 bilhões em faturamento e 1,3 milhões em volume de vendas, com destaque para as massas secas: sêmola (36,5%) e sêmola com ovos (34,3%).
Pães Industrializados tiveram um bom desempenho, alcançando R$ 14,4 bilhões em receita, crescimento de 13% em relação ao mesmo período de 2022, e 744,6 mil toneladas consumidas. Entre os tipos mais procurados está o pão de forma (37,4%).
Já a categoria de Bolos Industrializados registrou R$ 2,5 bilhões e 61,4 mil toneladas consumidas, monoporção é o tipo mais procurado (62,6%), seguido de bolo pronto (36,7%).
A pesquisa revelou ainda que 5 milhões de toneladas dos produtos da Cesta Abimapi entraram nos lares brasileiros em 2023. A farinha de trigo doméstica foi a que registrou a maior alta de volume vendido, com um aumento de 10,7%, seguida pelos bolos industrializados (4%) e pães industrializados (3%).
Para Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi, esses números refletem não apenas a força e a resiliência da indústria alimentícia associada à entidade, mas também a confiança dos consumidores brasileiros em marcas que fazem parte de suas vidas há décadas. “Os resultados são uma prova do que nossa indústria está alcançando e do legado de excelência de nossas empresas associadas, sua capacidade de se adaptar às demandas do mercado e oferecer opções que atendam às necessidades dos consumidores modernos”, enfatiza o presidente, que acompanha de perto essa evolução do setor há quase 20 anos.