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Mercado
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Por Vitor Garcia
6 de outubro de 2022

74% dos supermercadistas acreditam que venderão mais na black friday de 2022 do que venderam no ano passado

Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo indica otimismo dos empresários do setor

Supermercadistas têm mostrado otimismo com o atual cenário brasileiro, de acordo com a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS). Em setembro desse ano, 41,7% dos empresários consultados acreditam que os negócios vão melhorar. É o terceiro mês de alta. Em agosto, o índice estava em 39,4% e, em julho, 35%.

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A percepção é amparada por outras estimativas, como a do Banco Central, cujo Índice de Atividade Econômica registrou crescimento de 2,5% em relação a setembro do ano passado. Da mesma forma, o Índice de Expectativa do Consumidor, medido pela FGV, assinalou alta de 7,6 p.p., o melhor resultado desde março de 2020.

A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura.

Para Diego Pereira, economista da APAS, o bom humor das famílias e empresários tem a ver com os sinais positivos da economia, como a queda do desemprego, o arrefecimento da inflação e o estímulo ao consumo representado pela entrada em circulação dos diversos auxílios governamentais, que somam no total cerca de R$ 44 bilhões. ?As perspectivas são boas para este último trimestre?, assinala Pereira. ?Um bom exemplo é a expectativa em relação à Black Friday: 74% dos supermercadistas acreditam que vão vender mais em 2022 do que venderam no ano passado?. A data representa o segundo maior volume de vendas para o setor, perdendo somente para as festas de final de ano.

Pereira lembra também da previsão de que o PIB pode fechar o ano com crescimento de 3%, cálculo corroborado por 58% dos empresários, segundo pesquisa FGV/IBRE.

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