Por Redação
20 de novembro de 2024Gerenciamento de estoque, previsão de demanda e pedidos automático: Retano SCM, alimentado por IA
A gestão de estoque é um dos processos mais complexos para os varejistas, mas também é aquele com maior potencial para aumentar as vendas e enfrentar a concorrência
A gestão de estoque é um dos processos mais complexos para os varejistas, mas também é aquele com maior potencial para aumentar as vendas e enfrentar a concorrência. Como otimizar o desempenho da cadeia de suprimentos? Como garantir a disponibilidade contínua de produtos nas lojas? Quais ferramentas podem ser usadas para prever a demanda? Como reduzir as perdas ao lidar com produtos frescos e ultrafrescos? Tudo isso é abordado no estudo de caso da SPAR (Europa Oriental) sobre a implementação da solução Retano SCM.
O interesse dos consumidores pelo segmento de produtos frescos e ultra frescos cresce a cada ano. Esses produtos incluem frutas, verduras, confeitaria, carnes, laticínios e outros itens de venda rápida, com vida útil curta e entregas frequentes. A crescente proporção de produtos perecíveis no sortimento das lojas apresenta grandes desafios para a organização do sistema de gestão de estoque. Os sistemas simples de pedido automático não conseguem lidar com essas tarefas. Para isso, é necessário uma solução com capacidades avançadas de previsão da demanda dos consumidores, como o sistema de automação da cadeia de suprimentos Retano SCM, que utiliza ativamente tecnologias inovadoras de IA, ML e Big Data.
A eficácia do Retano SCM é demonstrada pelo seu sucesso em vários países, como claramente demonstrado por uma rede de Supermercados com um volume de negócios de quase 200 milhões de euros que opera sob a conhecida marca SPAR na Europa.
O varejista opera com 19 mil SKUs de sortimento ativo e possui alto nível de organização de processos. Portanto, foram impostos requisitos especiais não apenas à funcionalidade, mas também ao desempenho e à confiabilidade do produto.
Preparando para Implementação. Principais recursos do Retano SCM
- Automatização do cálculo de pedidos em todos os níveis da cadeia de suprimentos
- Otimização dos estoques em lojas e centros de distribuição
- Melhoria da precisão dos pedidos para armazéns e lojas
- Redução de perdas e custos logísticos
“A diferença chave entre o Retano SCM e os simples sistemas de reposição automática é o uso de capacidades de IA/ML para prever a demanda com maior precisão e selecionar o melhor método de reposição. – explica Francisco Sales D'Almeida, Country Manager da Retano Brazil. O sistema escolhe o melhor método de previsão para cada categoria de produtos com base em dados existentes, estabilidade das vendas, erros de previsão e comparação com as vendas reais. Melhorar a precisão no cálculo do tamanho dos pedidos ajuda a minimizar a perda de dinheiro investido, já que o maior investimento de capital a curto prazo para um varejista está no estoque. Quanto mais preciso for o tamanho do pedido, menor será o risco de perdas devido à falta de estoque e à expiração. Isso é especialmente crítico ao lidar com segmentos de produtos frescos e ultra frescos; é essencial prever a demanda de forma confiável, calcular com precisão o tamanho do pedido e garantir a reposição pontual dos estoques nas lojas."
Para qualquer sistema de automação a correção permanente dos dados recebidos é extremamente importante. Assim, para preparar a empresa para a implementação do Retano SCM, a SPAR aplicou um conjunto de medidas organizacionais para melhorar a qualidade dos dados do sistema contabilístico. O resultado foi o seguinte:
- Os registros de entrega são inseridos pontualmente, e inventários aleatórios dos grupos de produtos problemáticos são realizados periodicamente.
- O estoque das lojas está sempre atualizado.
- Os produtos são introduzidos e retirados do sortimento no momento adequado, e as matrizes de sortimento são mantidas atualizadas.
Sobre os avanços do projeto de implementação do Retano SCM
No início, o sistema foi testado com um sortimento limitado para garantir uma transição tranquila para a nova tecnologia. Durante o período de teste do novo sistema, os grupos de produtos "Cerveja" e "Massas" foram automaticamente solicitados para todas as lojas, mas sem a participação do centro de distribuição. Como resultado, a disponibilidade de produtos nas lojas melhorou e os níveis de estoque em toda a rede foram reduzidos.
A melhoria desses indicadores de desempenho foi possível graças a uma previsão de demanda mais precisa. Agora, os gestores de categorias da SPAR recebem estatísticas de vendas depuradas que consideram dados como falta de estoque nas prateleiras das lojas, picos de vendas sazonais e feriados. Com base nessas estatísticas, o sistema ajusta a previsão de demanda dos consumidores por grupos de produtos e calcula a quantidade necessária de mercadoria no pedido. A tarefa do responsável pelo controle de estoque consiste principalmente em refinar os pedidos pré calculados. Uma vez aprovados, o sistema SCM envia automaticamente os pedidos aos fornecedores e ao centro de distribuição.
O Retano SCM foi projetado para trabalhar com uma grande quantidade de dados específicos de redes varejistas, de modo que o sistema cuida das operações mais trabalhosas, como cálculo de reposição em loja, centro de distribuição e sede. Para diferentes grupos de produtos, as formas mais ideais de cálculo dos estoques de segurança são aplicadas automaticamente. As ferramentas de análise de KPI da cadeia de suprimentos permitem que o especialista responsável visualize os detalhes da operação da cadeia de suprimentos e altere os parâmetros de reabastecimento diretamente na interface do usuário.
Resultados do Projeto
O sistema realiza previsão automatizada de estoque e reposição em toda a cadeia de suprimentos do varejista. Os pedidos da loja são gerados automaticamente em todo o sortimento e apenas 5% dos itens são corrigidos manualmente em pedidos regulares sem promoção.
Antes da implantação do sistema, 16 pessoas trabalhavam no reabastecimento das lojas e na formação de pedidos aos fornecedores. Com a introdução do Retano SCM, o tempo gasto na criação de pedidos foi reduzido pela metade, permitindo à empresa alocar seus recursos de forma mais eficiente.
Os estoques de toda a linha de produtos diminuíram de 25,6 para 20,7 dias. A redução dos estoques liberou capital de giro adicional e reduziu o número de perdas por redução ao valor recuperável.
A disponibilidade do produto aumentou de 78% para 94,3%. A redução das rupturas de estoque reduziu as perdas de lucro decorrentes de vendas perdidas e aumentou a fidelidade dos clientes.
A criação de cadeias de abastecimento eficientes e equilibradas é essencial para todos os varejistas que pretendem melhorar a qualidade da gestão dos seus processos de negócio. Utilizando os poderosos recursos do Retano SCM combinados com o trabalho contínuo com os fornecedores para melhorar os níveis de serviço, os varejistas têm todas as ferramentas necessárias para melhorar os principais indicadores de desempenho da sua cadeia de abastecimento.
Saiba mais
https://retano.ai/pt/
Email: brazil@retano.ai
Telefone: +55 11981229214