
Por Redação
22 de maio de 2025Segurança alimentar é um dos pilares de programa da Fundação Cargill
Iniciativa visa fomentar a inclusão produtiva e combater o desperdício de alimentos
A Fundação Cargill lança o Programa Raízes da Transformação, projeto autoral criado para contribuir com comunidades locais por meio de iniciativas que fortaleçam o empreendedorismo, a promoção da segurança alimentar e o acesso equitativo a alimentos, visando a redução do desperdício.
O Programa, cujos públicos-alvo são grupos sociais sub-representados (pessoas com mais de 50 anos, com deficiência, negras, indígenas, povos e comunidades tradicionais, mulheres, LGBTIQIAP+ e refugiadas), é baseado em dois grandes eixos: educação profissional e desenvolvimento local.
Nas cidades que não possuem bancos de alimentos, o Raízes da Transformação pretende criar redes para aproximar doadores de alimentos e organizações que podem atuar na distribuição, entregando o material arrecadado a quem precisa. Para viabilizar isso, já estão desenhadas atividades de monitoramento, mentoria e apoio logístico. “O programa é um passo para fortalecer quem está na base do sistema alimentar — seja produzindo ou distribuindo. Nosso objetivo é apoiar as localidades promovendo oportunidades de geração de trabalho e renda e contribuir com o acesso a alimentos”, complementa Flávia Tayama, diretora-presidente da Fundação Cargill e diretora de responsabilidade corporativa Latam.
No município de Barreiras (BA), o Programa que iniciou no final de março recebeu mais de 100 e selecionou 40 bolsistas que hoje participam da trilha formativa em parceria com o SENAI, com cursos como confeitaria, salgados e pizzas.
Já em Mairinque (SP), por meio da atuação da organização Good Truck, o programa avançou no eixo de desenvolvimento local com diagnóstico da realidade alimentar, mapeamento de OSCs e doadores, estruturação de ferramentas de gestão. Agora, o programa se prepara para expandir sua atuação no Pará, com atuação em Santarém, Belém e Itaituba.