
Por Redação
1 de julho de 2025Grupo Pereira cria “ChatGP”, ferramenta de inteligência artificial generativa da companhia
A solução é parte de um movimento estratégico da empresa para impulsionar eficiência, segurança da informação e inovação no varejo
O Grupo Pereira, rede varejista brasileira, desenvolveu sua própria versão do ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial generativa, que usou de base a tecnologia da famosa plataforma, e a adaptou para uso interno, apoiando processos, acelerando fluxos de trabalho e garantindo o acesso seguro a informações institucionais.
“A ferramenta foi inicialmente disponibilizada a colaboradores de quatro áreas — Tecnologia, Gente & Gestão, Comunicação e Marketing — com o objetivo de validar sua usabilidade e desempenho. O engajamento surpreendeu: em apenas um mês de uso piloto, foram registradas mais de 3 mil interações”, conta Douglas Uesato, gerente de Digital e Inovação do Grupo Pereira.
A versão atual funciona com um agente genérico, semelhante a outras IA generativas do mercado, mas com o diferencial de operar em um ambiente controlado, que garante maior governança e segurança da informação. As consultas vão desde tarefas como revisão de código e programação até atividades criativas, como estruturação de campanhas.
O “ChatGP” da companhia também oferece um sistema simples de feedback — com opções de “curtir” e “não curtir” — que permite aprimorar a ferramenta com base nas interações dos usuários.
Próximos passos: dados e decisões inteligentes
Está em desenvolvimento uma nova fase do projeto, com a criação de um agente especializado capaz de interagir com os dados internos da empresa. A expectativa é que essa evolução permita extrair insights mais estratégicos, automatizar processos com maior inteligência e apoiar a tomada de decisão de forma mais assertiva.