Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Tecnologia
...
Por Redação
29 de julho de 2025

Bistek Supermercados aposta em estratégias de Inteligência Artificial

Varejo utiliza tecnologia para reduzir desperdícios e personalizar vendas

O Bistek Supermercados está implementando uma iniciativa para prevenir perdas de produtos perecíveis e personalizar compras por meio de Inteligência Artificial. A ferramenta não é apenas uma tendência, mas uma realidade que impulsiona desde o ambiente corporativo até a experiência de compra e a gestão de produtos. No caso da rede, a tecnologia relaciona, por exemplo, o histórico de compras e vendas com as temperaturas nos dias de entrega, otimizando os pedidos.

LEIA TAMBÉM

"Estamos usando a IA para um programa interno focado em orientar e capacitar nossos colaboradores sobre a Cultura de IA e Segurança da Informação", afirma Tatiana Góes Mendonça, diretora de TI do Bistek Supermercados.

Além disso, a ferramenta é utilizada para aumentar a eficiência operacional, auxiliando no acompanhamento de reuniões, na elaboração de planilhas e na análise de dados. A empresa também possui uma equipe dedicada a projetos pilotos de IA para demandas específicas.

Todas as iniciativas de IA são desenvolvidas internamente pela equipe do Bistek, com soluções personalizadas e alinhadas às necessidades do negócio. "Começamos entendendo o problema ou a oportunidade com as áreas responsáveis. A partir daí, avaliamos a viabilidade da IA, definimos o escopo e os objetivos. Em seguida, coletamos, preparamos e analisamos os dados para desenvolver e implementar o modelo", detalha Tatiana.

Um exemplo prático do uso da IA é a análise de cestas de compras. Ao identificar padrões de comportamento dos consumidores – como a compra conjunta de creme de leite e leite condensado para sobremesas –, a IA permite criar campanhas de marketing mais focadas e eficazes. Essa abordagem vai além das relações óbvias, revelando como certos produtos influenciam a venda de outros.

Para testar essa estratégia, o Bistek realizou um projeto piloto no Dia dos Namorados do ano passado. "Preparamos ilhas de produtos específicos para a data em lojas selecionadas. Disponibilizamos também material com sugestões de receitas via QR Code, permitindo que o cliente acesse vídeos com o modo de preparo", detalha Mario Pedro Ghislandi, cientista de dados do Bistek. A iniciativa alcançou um aumento de 135% nas vendas e 147% no ticket médio em comparação com o ano anterior.

Outro projeto é a Análise de Mix de Produtos, que auxilia na definição e revisão do sortimento em cada filial. "O Bistek atende regiões com perfis de clientes distintos. Um produto líder de vendas na Serra, por exemplo, pode não ter o mesmo desempenho no norte catarinense. A ideia é agrupar as lojas com características comuns e avaliar se o mix faz sentido para cada grupo", explica Ghislandi. A IA é fundamental para otimizar esse mix, tornando-o mais assertivo para cada localidade, permitindo incluir ou excluir marcas conforme as circunstâncias.

Essa análise é contínua, pois os hábitos de consumo e os produtos mudam constantemente. "Fazer isso manualmente ou com análises tradicionais seria um trabalho exaustivo. Com a IA, ganhamos velocidade e assertividade, o que é crucial, já que o Bistek opera com lojas de diferentes portes, e o mix de produtos varia de 13 mil a 25 mil SKUs (Unidades de Manutenção de Estoque)", ressalta Tatiana Góes Mendonça.

Deixe seu comentário