Por Vitor Garcia
6 de julho de 2022Voicebots podem melhorar experiência do consumidor com mapeamento assertivo
Ferramenta tem custo benefício mais acessível e ajuda supermercados a fidelizar mais clientes
Mais do que atrair o consumidor com promoções e preços baixos, os supermercados que prezam por um bom atendimento e investem em formas de personalizar a experiência do cliente estão no caminho certo para gerar satisfação e aumentar a fidelização dos consumidores. Hoje, diversas ferramentas ajudam a melhorar o desempenho e os resultados das empresas do setor varejista e é possível aplicar o voicebot nos supermercados para melhorar a operação, segundo Leonardo Coelho, Head de Customer Sucess e Product Manager do Voicebot na Pontaltech, empresa especializada em comunicação omnichannel.
De acordo com Coelho, supermercados de diversos tamanhos e públicos conseguem ter benefícios diferentes usando essa ferramenta. ?O agente virtual de voz pode ajudar a fazer pesquisas de satisfação, gerenciamento de estoques, verificação de preços, além de manter o relacionamento próximo com clientes dos mais diversos perfis?. Para o executivo, a comunicação por voz ainda é uma das mais inclusivas do mercado e, por isso, tem maior aderência dos consumidores.
Para o Head da Pontaltech, os voicebots também podem ser direcionados para avisar os clientes sobre campanhas sazonais, como o dia de peixes mais baratos, por exemplo. ?Independente do porte do supermercado, o agente virtual de voz traz um grande ganho no relacionamento com o cliente?, acredita Coelho.
Mapeamento completo garante melhor experiência
Outro ponto positivo para a adesão da ferramenta em diferentes tipos de supermercados é o seu custo benefício. ?É uma solução barata no mercado, pode ser programada para prestar atendimentos dos mais complexos aos mais simples. Informações específicas sobre um produto, horário de funcionamento da loja ou, até mesmo, um canal de ouvidoria para os clientes insatisfeitos?, explica
A aplicação da ferramenta nas lojas supermercadistas, porém, têm alguns desafios e, segundo Coelho, o principal é a base de análise. ?A operação dos agentes virtuais de voz depende de um mapeamento completo e minucioso do perfil dos clientes. Esses dados serão a base para o desenvolvimento da ferramenta e ajudarão a compreender melhor os desejos e preferências de cada um?, afirma o Head da Pontaltech.
A partir de um mapeamento bem feito, a experiência do consumidor é guiada por uma ferramenta que compreende os produtos e serviços que fazem sentido para seu perfil. ?Uma experiência com ligações desconexas com o histórico de compras, trará uma imagem negativa ao supermercado. Um bom condicionamento e assertividade do voicebot estão diretamente ligados à implementação da ferramenta?, completa Leonardo Coelho, Head de Customer Sucess e Product Manager do Voicebot na Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros.