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Varejo
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Por Redação
19 de fevereiro de 2025

Açougues dos supermercados atraem consumidores com oferta de serviços

Treinamentos têm sido ministrados pelas redes aos colaboradores, em busca de tornar a operação cada vez mais personalizada e atrair o cliente

Para atrair os consumidores para o açougue, os supermercados têm investido na profissionalização da área. Entre eles está o Grupo Pereira que lançou em 2017, o projeto açougue Carne Fresca, na bandeira Fort Atacadista. Hoje já são 61 unidades da rede com o espaço em funcionamento e a meta é, até o fim deste semestre, ter a seção em 100% das lojas. “Trata-se de uma proposta inovadora para o formato, que oferece produtos em autosserviço, priorizando agilidade e praticidade, sem abrir mão do padrão de qualidade”, explica Elton Martins, gerente Nacional de Operações Carne Fresca.


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Nas lojas dos supermercados St Marche, o atendimento é diferenciado para que o consumidor perceba o valor de comprar na seção. “Além de oferecer carnes cuidadosamente selecionadas por fornecedores que compartilham nossos valores de bem-estar animal e segurança alimentar, nossos açougueiros são especialistas apaixonados pelo que fazem. Eles dominam técnicas de corte e manipulação para oferecer ao cliente exatamente o que ele deseja. Um exemplo disso é a possibilidade de comprar um filé mignon pelo preço da peça inteira e solicitar o corte personalizado, embalado em porções menores para maior praticidade no dia a dia, sem pagar nada a mais por isso”, conta Karina Bandeira, diretora de Operações.

Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), em 2024, o Brasil produziu para o mercado interno, em média, 104,3 kg de carne por habitante no ano. A estimativa é que a produção total de carnes bovina, suína e de aves tenha fechado o ano em torno de 31,57 milhões de toneladas, o maior nível já registrado na série histórica. “Embora o consumo de carne continue elevado, o aumento dos preços tem levado os consumidores a diversificar suas escolhas. Em vez de se restringirem a cortes tradicionais, os brasileiros estão optando por proteínas de outras categorias, além de cortes do dianteiro de boi, conhecidos popularmente como carne de panela”, diz Martins, do Grupo Pereira.

No St Marche, as carnes mais nobres continuam com as vendas em alta. De acordo com Rodrigo Galdeano, diretor Comercial, o corte mais procurado pelo público das lojas é o filé mignon. “Ele representa aproximadamente 25% da venda de todo açougue, incluindo frango, suíno, cortes para churrasco etc. Em seguida temos o patinho, principalmente moído, representando 15% das vendas. e em terceiro lugar, o peito de frango, com aproximadamente 10% das vendas”, afirma.

Na bandeira Fort Atacadista há uma preocupação com o treinamento dos colaboradores, que precisam sempre estar paramentados com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). “Nossos funcionários utilizam toucas, máscaras, aventais, mangotes e luvas, incluindo as de malha de ferro para fazer os cortes das carnes. O time também tem acesso a cursos teóricos e práticos, manuseio de facas, atendimento ao cliente, entre outros, sempre com foco no aperfeiçoamento técnico”, diz o responsável do Fort Atacadista.


A capacitação também é essencial para que o atendimento esteja em alto padrão. “Para manter essa excelência, investimos continuamente na capacitação dos nossos colaboradores. Eles passam por treinamentos periódicos em segurança alimentar, higiene, manipulação, técnicas de corte e atendimento, assegurando que estejam sempre alinhados com as melhores práticas do mercado”, fala a executiva do Grupo St Marche.

Além disso, é preciso um bom trabalho de monitoramento de todo o processo, já que são produtos de alta perecibilidade. “A empresa garante um serviço de alta qualidade por meio de um controle sistemático que acompanha todas as etapas, desde o recebimento dos produtos até a entrega final”, fala o responsável do Fort Atacadista.

Comentários(1)
Romualdo Brasil
23 de fevereiro de 2025 às 15:50

Equilibrar qualidade oferecida aos clientes com serviços de excelência e preços competitivos é para poucos . Capacitações e treinamentos sérios fortalecem os resultados e dá sustentabilidade ao negócio.

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