
Por Redação
25 de dezembro de 2024Bebidas alcoólicas: como trabalhar a categoria durante a alta das vendas no Ano Novo
Um dos períodos mais movimentados do ano pede promoções assertivas e valorização dos produtos nas lojas
Com a chegada do Ano Novo, o setor de bebidas alcoólicas entra em um dos momentos mais movimentados do ano. Entre celebrações em família, festas entre amigos e confraternizações em grande estilo, a demanda por produtos que brindam o início de um novo ciclo dispara. Essa é uma oportunidade valiosa para aumentar as vendas, fidelizar consumidores e destacar marcas. Como? Através de estratégias simples, mas certeiras. Veja algumas:
Boa exposição conta pontos
O local onde as bebidas alcóolicas são expostas influencia muito o processo de vendas, já que as pessoas levam em consideração a beleza das garrafas. Então, um visual merchandising caprichado é fundamental. Normalmente as prateleiras são colocadas perto da entrada do supermercado, nas laterais, ou perto da saída, também numa lateral. Cada rede ou loja tem suas particularidades e preferências no quesito exposição de produtos, mas, em geral, duas possibilidades se sobressaem. A primeira é fazer a exposição por país e tipos de uvas para facilitar a navegação na gôndola, enquanto a segunda consiste em dividir a categoria por ocasião de consumo - comemorações de fim de ano, por exemplo - ou por características dos vinhos e possíveis harmonizações com alimentos.
Ofertas com comodidade
Para driblar a concorrência com adegas e e-commerces numa temporada tão competitiva vale a pena propor desde cupons digitais nos aplicativos até ações de desconto escalonado por volume comprado - que tendem a funcionar bem, uma vez que os shoppers sabem da vantagem de comprar tudo no mesmo local numa época de correria. Clientes que possuem CRM e/ou o cartão da loja podem ter vantagens em termos de ofertas.
Degustações sempre funcionam
Uma boa tática, segundo especialistas, é contratar um sommelier nas semanas que antecedem o Ano Novo para ensinar escolhas assertivas de bebidas alcóolicas, com sugestões de harmonização com pratos, e até influenciar na compra de rótulos diferentes ou mais caros. Além disso, os consumidores estão à procura de ideias e promoções cruzadas entre marcas, através de parcerias com a indústria, podem diferenciar as ofertas das lojas.
Dicas e mais dicas
Materiais com QR Code e painéis digitais são uma estratégia moderna de trade marketing e podem dar dicas aos clientes sobre receitas, degustações e harmonizações com as bebidas. O mesmo pode ser feito no site e/ou nas redes sociais do supermercado, inclusive através de parcerias com chefs, sommerliers e influenciadores.
Investimento no sortimento
Além dos vinhos e espumantes, o mix do período deve envolver também cervejas clássicas e especiais, gim, vodca e outros itens que têm tudo a ver com os drinques refrescantes para as ondas de calor. E é bom ter em mente ainda os clientes que não consomem bebidas alcóolicas; portanto, agregar opções sem álcool pode ser relevante.
Kits promocionais chamam a atenção
Nessa época de confraternizações e festas, muita gente vai presentear com bebida - então, oferecer embalagens para presentes pode ser um serviço útil aos clientes. Kits promocionais com brindes como saca-rolhas, abridor de latas ou taças também costumam funcionar.
FONTES: Tania Zahar Miné, professora de pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e Ulysses Reis, professor de MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV).