Por Redação
11 de dezembro de 2024Ceia de Natal: como os supermercados podem trabalhar essa cesta e cross merchandising?
Especialistas apontam personalização, apelo visual e conveniência como fatores decisivos para conquistar o consumidor nesta temporada tão movimentada
Com a proximidade do Natal, os supermercados encontram uma oportunidade de ouro para impulsionar as vendas, apostando na montagem de cestas temáticas e no uso estratégico do cross merchandising. Ao oferecer soluções práticas e completas para a ceia, combinando itens tradicionais com produtos complementares, é possível atender às expectativas dos clientes e maximizar o ticket médio.
Confira 6 dicas imperdíveis que todo supermercadista deveria colocar em prática hoje mesmo:
1. Invista na personalização
Uma boa dica é apostar em cestas temáticas que atendam diferentes perfis de consumidores. Na cesta tradicional, por exemplo, inclua itens clássicos como panettone, frutas secas, peru, vinho e nozes. Na cesta econômica foque em marcas acessíveis, mas sem perder a essência natalina, e na cesta gourmet ofereça produtos premium como queijos finos, azeites especiais e vinhos de alta qualidade. "Disponibilize cestas pré-montadas, mas também dê ao cliente a opção de personalizar a dele, criando um diferencial no mercado", sugere o consultor de varejo Michel Jasper, que observa que o grande desafio da iniciativa é a mão de obra. "Afinal, é necessário uma equipe para atender a demanda", avisa.
2. Promova degustações combinadas de produtos
Pense em combinações, como chocolates para sobremesas acompanhados de biscoitos da mesma linha de qualidade. Também é interessante oferecer variações de produtos, como versões tradicionais, sem glúten, sem açúcar e sem lactose, para atender diferentes perfis de clientes. Também vale estabelecer parcerias com culinaristas regionais para desenvolver receitas exclusivas que usem o sortimento da loja. Atraia o público com novidades e reforce a ação com acordos exclusivos com fornecedores para promoção e divulgação.
3. Ofereça soluções
Em se tratando de áreas temáticas, organize produtos complementares para a ceia, como carnes, temperos, molhos, acompanhamentos, utensílios, louças e descartáveis temáticos.
"Mais do que aproximar os itens, crie uma experiência visual que mostre soluções completas para o cliente. Por exemplo: prepare a exposição de uma mesa posta para entradas, harmonizações de bebidas e utensílios de serviço", aconselha Priscila Saad, Head de Operações da AGR Consultores.
4. Tire proveito da antecipação e da urgência
Incentive compras antecipadas com ofertas progressivas. Que tal fazer campanhas de combos com descontos e oferecer promoções como “compre o peru e ganhe desconto na farofa e no vinho”? "Mas não se esqueça das soluções emergenciais. Sempre há consumidores que deixam tudo para os últimos dias, por isso é importante ter pontos extras com itens prontos, como perus assados, sobremesas e cestas rápidas", diz Michel. É fundamental ter uma sinalização clara, criando áreas específicas para “última hora”, ajudando na organização da loja e na agilidade da compra.
5. Não se esqueça da interação offline/online
Use sites e QR codes para conectar as experiências. Ofereça receitas que utilizem produtos disponíveis na loja e direcione os clientes para compras rápidas e complementares. No ambiente digital, crie páginas com soluções completas, sugerindo produtos que atendam desde o preparo até o consumo das refeições natalinas.
6. Invista em decoração e experiências no PDV
Um ambiente bem decorado no clima de Natal pode ser decisivo para despertar a emoção no consumidor. Não esqueça da decoração temática, use guirlandas, luzes e elementos que criem uma experiência imersiva. Música ambiente natalina é fundamental, deixando a atmosfera mais acolhedora. "Degustações e receitas ao vivo sempre funcionam. Apresente sugestões práticas com produtos da ceia, como harmonizações de queijos e vinhos ou receitas fáceis com ingredientes promocionais", recomenda Michel.
Sugestões de vendas combinadas
O consultor Michel Jasper dá ideias para fazer um cross merchandising eficiente e favorecer a compra por impulso, elevando o ticket médio do cliente:
- Peru, chester ou tender: cross com temperos, molhos (mostarda e barbecue, por exemplo), farofa e espumantes.
- Panetone ou chocotone: cross com cafés especiais, vinhos doces, geleias e cremes de avelã.
- Vinhos e espumantes: cross com taças, queijos, frios, frutas secas e castanhas.
- Frutas secas: cross com chocolates premium, mix para aperitivos e azeites gourmet.
- Farofa pronta : cross com carnes, uvas-passas e ervas frescas como salsinha e cebolinha.
- Sobremesas prontas: cross com sorvetes, caldas doces e kits de louças descartáveis.
- Queijos e embutidos: cross com vinhos, espumantes, pães artesanais e geleias.
- Azeites especiais: cross com pães italianos, massas frescas e vinhos.
- Carnes para assar: cross com bandejas de alumínio, molhos prontos e guarnições congeladas.
- Chocolates premium: cross com espumantes, cafés e presentes como velas aromáticas ou cartões de Natal.
- Decorações para mesa: cross com sobremesas prontas, espumantes e kits para embalar presentes.
O menu é a estratégia
"Uma boa lógica de pensamento para o supermercadista montar boas ações promocionais para a ceia de Natal é colocar-se no lugar de seus clientes para preparar o cardápio para a família e os amigos mais próximos", indica Renato Avó, diretor de Operações da consultoria 360 Varejo. Na prática, segundo o consultor, o ponto de partida para fazer o cross e montar ilhas promocionais é assim:
- Entrada: frutas frescas, frutas secas, patês e pães aperitivos de parmesão, alecrim e sal grosso.
- Bebidas: água, sucos naturais refrigerados, polpas de frutas congeladas, cervejas, vinhos e espumantes.
- Saladas: maionese, batatas, cenoura, vagem, seleta de legumes, grão de bico e lentilhas.
- Pratos principais: aves natalinas, pernil, massas recheadas, lasanha, bacalhau, filé mignon, alcatra, contra-filé, abacaxi, laranja, damasco, molhos prontos, batatas, azeite e formas descartáveis para assar.
- Sobremesas: fios de ovos, quindim, chocolates, torta de limão, torta de maracujá, pavê de nozes e pavê de coco.