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Varejo
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Por Redação
23 de abril de 2025

Churrasco: como os supermercados podem aproveitar os produtos que compõem a ocasião

Marcas de molhos e temperos, entre outros itens, podem render parcerias interessantes no ponto de venda, que devem se refletir nas vendas

O churrasco é mais do que uma refeição: é um ritual social que movimenta uma série de categorias nos supermercados. A cesta do churrasco, composta por produtos de diferentes segmentos, revela-se um ponto de convergência entre conveniência e estratégia - e pode ser a chave para negociações comerciais mais vantajosas com marcas parceiras.

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Além de carnes, a cesta conta com itens de bazar, molhos e temperos que podem dar um sabor especial às compras dos clientes – desde que, é claro, haja uma boa parceria entre o supermercado e a indústria.

Segundo Rafael de Torres Lourenço, gerente comercial da rede Pague Menos, a empresa aproveita a temática do churrasco para ativar produtos que compõem a cesta por meio de um planejamento estratégico dentro do calendário de ofertas. “Esse planejamento considera o histórico de vendas e o potencial de crescimento da categoria, permitindo uma negociação antecipada com fornecedores. Avaliamos cuidadosamente o preço de mercado versus o nosso custo de venda, garantindo competitividade”, explica.

Ainda conforme Lourenço, os produtos que mais se destacam na cesta de churrasco são os cortes bovinos tradicionais, como picanha, fraldinha e contrafilé. Também têm forte saída as carnes suínas e os cortes de frango, além de acompanhamentos clássicos como queijo coalho, pão de alho, linguiças especiais e itens para preparo, como carvão, temperos e molhos.

O mix é construído com base em estudos de aderência e correlação entre os produtos, utilizando dados. “A partir dessas informações, identificamos combinações frequentes e preferências de consumo, o que nos permite montar uma cesta diversificada e alinhada com o comportamento real do cliente”, conta o executivo.

Gestão da categoria

Uma estratégia eficiente da categoria depende da análise integrada de múltiplos fatores. O gestor precisa combinar dados internos – como histórico de vendas, desempenho por loja e comportamento do consumidor – com informações de mercado e tendências externas.

Além disso, as sazonalidades são fundamentais para trabalhar a cesta de churrasco no varejo alimentar, pois representam oportunidades de agregar valor, diferenciar a oferta e entregar soluções completas para o cliente. Um bom exemplo são as Festas Juninas, época em que o churrasco volta à ativa com tudo como fonte de celebração.

Exposição estratégica e degustações

De acordo com Lourenço, do Pague Menos, a indústria pode cooperar com planos de negócios estruturados e bem elaborados com informações de mercado e objetivos claros e reais de venda, visando sempre os ambos os lados. A premissa vale, principalmente, para molhos, condimentos e afins.

Essa atitude faz parte da estratégia da Kraft Heinz Brasil. “Temos compromisso com nossos consumidores. A ideia é simplificar a vida das pessoas, desempenhando um papel crucial na otimização de tempo e praticidade através da exposição estratégica de produtos complementares próximos ao açougue e ao carvão, melhorando a experiência de compra. Além disso, investimos em degustações como ferramenta eficaz para apresentar nossos produtos e influenciar a decisão do cliente diretamente no ponto de venda”, relata Thiago Lopes. CMO.

O portfólio da companhia é abrangente atende a todas as necessidades do churrasco, incluindo a linha completa da BR Spices, com temperos que vão do essencial sal grosso a opções diferenciadas como a Flor de Sal e a prática Farofa Temperada com Chimichurri.

Além da BR Spices, a Kraft Heinz Brasil também contribui com itens como maionese, mostarda e molho barbecue. “E para complementar a mesa, oferecemos o milho verde Quero e os pepinos em conserva Hemmer, ideais para saladas e acompanhamentos frescos. Ao apresentar essa variedade de produtos de alta qualidade, com destaque para a expertise em temperos da BR Spices, incentivamos compras completas e enriquecemos a oferta da seção de churrasco para o consumidor”, destaca Lopes.

Ele lembra que os eventos esportivos – especialmente o futebol, que mobiliza paixões por todo o país –, são uma ótima oportunidade para os supermercados realizarem promoções e ativações. O Brasil tem uma relação muito particular com o churrasco. O evento transcende a sazonalidade, sendo praticamente uma tradição enraizada na nossa cultura, um ritual quase sagrado dos finais de semana e feriados.

Experiência sensorial e sustentável

Na opinião de Giullia Ninelli, diretora de marketing da Fugini Alimentos, o churrasco vai além da degustação da carne e complementos - é uma experiência social, sensorial e emocional, momento de reunir quem amamos e queremos por perto. “Nossos condimentos foram pensados justamente para tornar esse momento ainda mais especial, oferecendo variedade, qualidade, praticidade e sustentabilidade, sem comprometer o sabor. Estamos sempre atentos às tendências de consumo, para oferecer produtos que atendam às necessidades do público de forma acessível e inovadora”, conta. No portfólio da Fugini, os produtos que mais se destacam para a ocasião são: a Maionese Verde, o Molho Barbecue com Whisky, a Mostarda e Mel, a Pimenta Sriracha e os clássicos Ketchup, Mostarda, Maionese e Barbecue Fugini.

Ela observa que a indústria pode contribuir levando soluções acessíveis e sustentáveis ao PDV e cita domo exemplo a linha de embalagens biquinho da empresa. “Além de ser mais econômica do que o frasco tradicional, utiliza 60% menos plástico, reduzindo a emissão de CO2 no meio ambiente. Também conseguimos otimizar a logística, pois transportamos uma quantidade maior de produtos por caixa devido à embalagem, atendendo a uma demanda crescente por escolhas mais conscientes e práticas na hora da compra”, diz.

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