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Varejo
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Por Redação
12 de julho de 2024

Conheça as ferramentas que estão transformando a logística na cadeia varejista

Planejamento de rotas, visibilidade durante as entregas e SAC/CRM estão entre os principais aplicativos

Um dos principais pilares da cadeia varejista, a logística vem passando por um processo de evolução junto com as novas tecnologias aplicadas em diferentes áreas do setor. Olhando para o universo dos supermercados, inteligência artificial (AI), IoT (Internet das Coisas), automação, blockchain e Web3, por exemplo, permitem uma gestão cada vez mais precisa tanto para os estoques, quanto para otimização de rotas de entrega.

De acordo com Fabiana Gonçalves Vieira, diretora de Gente e Gestão no Grupo Coutinho, o maior desafio da logística é garantir a uniformidade dos processos em todas as filiais da rede. “Para fazer uma boa gestão da logística, preparamos nossos líderes para terem essas dificuldades mapeadas, garantindo que o uso das ferramentas de comunicação e gestão de processos e dados sejam soluções para esse desafio”, explica.

Para Fabiana Vieira, as ferramentas que ajudam a transformar e melhorar a logística das unidades são aquelas que contribuem para a eficiência da gestão, como ERPs, que garantem a execução dos processos. “Além disso, fazemos uso de ferramentas complementares, mas que hoje não abrimos mão, para ajudar líderes e colaboradores no acesso às principais informações, como business intelligence e softwares de comunicação interna”, comenta.

Ferramentas essenciais de logística

Já no cenário das empresas que fazem a operação logística de empresas do varejo, rapidez de comunicação e precisão são essenciais para a redução de erros, tomadas de decisões mais ágeis e precisas, rastreabilidade e visibilidade de todo o processo logístico.

Segundo Welingthon Arraes, gerente de Transporte e Logística do Grupo Golden, o investimento em ferramentas e tecnologias são essenciais para o sucesso da logística no varejo. “Algumas ferramentas indispensáveis são: TMS, para o planejamento de rotas com mais eficiência e integração com outros sistemas; aplicativos mobile, para trazer visibilidade durante as entregas, conferências e transmissão de dados; SAC/CRM, para concentrar as informações e ocorrências; e o sistema de gestão à vista, para reforçar a rastreabilidade e a boa comunicação”, aponta.

Para Ricardo Pastore, coordenador de Varejo da ESPM, as 4 ferramentas que mais ajudam a transformar a logística das redes de supermercados são:

  • Plataformas de gestão de cadeia de suprimentos (SCM) que integram dados de diversas fontes, permitindo previsões mais precisas de demanda e otimização de inventários.
  • Sistemas de roteirização inteligente para otimizar rotas de entrega, reduzir custos e melhorar a eficiência de transporte.
  • IoT para monitoramento de estoques em tempo real, ajudando na reposição automática e na prevenção de perdas e de rupturas.
  • Automação de armazéns com robótica e sistemas automatizados de picking e packing nos centros de distribuição.

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