Por Redação
1 de outubro de 2024Dia Internacional do Café: supermercados podem usar a categoria para fidelizar clientes
Redes podem criar uma experiência diferenciada a partir do produto
O Dia Internacional do Café, celebrado no dia 1 de outubro, é uma data que destaca um dos produtos mais icônicos e consumidos do país. O café já virou parte da rotina de milhões de brasileiros. Para o varejo supermercadista, essa data também oferece uma excelente oportunidade para aumentar vendas e criar experiências aos clientes.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo, uma posição conquistada ao longo de mais de dois séculos. Apenas em 2022, o Brasil exportou cerca de 2,2 milhões de toneladas do produto, o equivalente a 39,4 milhões de sacas de café. O Brasil também é destaque quando se fala sobre consumo. O país é o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
A popularidade do café entre os brasileiros reflete a versatilidade da bebida, que pode ser apreciada de várias formas e em diversas temperaturas. Segundo uma pesquisa da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), em parceria com o Instituto Axxus, sobre a evolução dos hábitos e preferências dos consumidores de café, 29% dos brasileiros tomam mais de seis xícaras de café por dia. As motivações do consumo variam entre a melhora do humor e disposição, além de gerar oportunidade de interação com pessoas, como em ambientes coorporativos, por exemplo.
A importância do café para o varejo supermercadista
Para o varejo supermercadista, o café desempenha um papel estratégico. Sendo um item essencial na cesta básica, ele movimenta as prateleiras durante todo o ano. No entanto, supermercados encontraram no café, também, uma oportunidade de fidelização. Esse é o caso da rede Dalben Supermercados que inaugurou, neste ano, um espaço exclusivo, na sua unidade de Valinhos (SP), projetado para proporcionar uma experiência sensorial única aos clientes. Nele, os clientes do clube de compras “Clube Estilo Dalben” podem degustar gratuitamente de um café L'OR por dia. Além de proporcionar a experiência com o café, a companhia utiliza a ideia para incentivar o cadastro e a atualização de dados dos clientes, buscando aumentar a fidelidade e o engajamentos dos clientes.
“A parceria com a rede Dalben e a criação do lounge exclusivo da nossa marca de café premium L’OR nos permite oferecer uma experiência sensorial fascinante aos clientes. Estamos felizes em poder criar valor ao mercado de café”, disse Tina Cação, diretora de Vendas da JDE Brasil, após a inauguração do espaço.
Na matéria “Bebida Versátil” que saiu na edição de setembro da revista SuperVarejo, Ricardo Cobacho, diretor comercial da rede GoodBom Supermercados, ressaltou como os supermercadistas podem criar uma experiência de compra diferenciada a partir do café. “Grandes quantidades de marcas e variedades tornam esse mercado cada vez mais competitivo. Os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando inovações e aromas diversificados. Pensando nisso, intensificamos nossas redes sociais com divulgação de receitas de bebidas geladas, com imagens e vídeos atrativos, buscando sempre cativar e ajudar esse consumidor a ter ideias de diversificar sua bebida favorita”, afirma o diretor.
O Dia Internacional do Café é um grande exemplo de data propícia para o varejo realizar ações que gerem engajamento e atração do consumidor. Isso trará valorização para esse produto tão presente no cotidiano dos brasileiros.