
Por Redação
10 de março de 2025Empresas se moldam aos novos hábitos de consumo e universo multicanal
A atuação digital e a capacidade de se adaptar às mudanças são condições fundamentais para as companhias se destacarem, em um cenário cada vez mais competitivo
Lideram e se destacam no varejo brasileiro, na atualidade, empresas que conseguem equilibrar inovação tecnológica, agilidade operacional e profunda compreensão das novas necessidades do consumidor. Também é necessário forte orientação digital e tecnológica, através de um conhecimento profundo das tecnologias digitais, experiência do consumidor online e integração omnichannel, além de capacidade de inovação constante, com disposição para assumir riscos calculados e introduzir soluções criativas, especialmente em períodos de mudança. “Esse é o caso de companhias como Mercado Livre, Magazine Luiza, Carrefour e Assaí Atacadista que têm se destacado pelo protagonismo digital, capacidade de integração e desenvolvimento de novos canais de vendas”, afirma Roberto Kanter, professor de MBAs da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Outras características importantes às companhias que se destacam hoje no varejo estão:
Foco na experiência do cliente, empregando a capacidade de construir uma experiência memorável e personalizada e gerando fidelidade em um mercado altamente competitivo; Sensibilidade cultural e regional, com conhecimento aprofundado das particularidades do Brasil, adaptando produtos, preços e estratégias para diferentes públicos; Gestão baseada em dados, para tomada de decisões informadas por análises detalhadas e métricas claras, reduzindo erros e aumentando a assertividade; Olhar na sustentabilidade e responsabilidade social, com o compromisso genuíno com práticas éticas e sustentáveis;
Esteja atento
A digitalização e os modelos híbridos são as grandes forças que vem impulsionando o varejo atual. A capacidade de entender e antecipar as mudanças são características decisivas para definir quem são os líderes do mercado. “As companhias varejistas testemunharam mudanças significativas nos últimos anos, principalmente devido à aceleração digital. Entre os destaques estão a ascensão dos marketplaces como o Mercado Livre e Amazon, que seguem superando players tradicionais que demoraram a migrar para o digital. Outros destaques são o declínio dos hipermercados, assim como fusões estratégicas e a expansão acelerada do Magazine Luiza, especialmente após a aquisição da Netshoes e outras empresas digitais, fortalecendo sua liderança no e-commerce e logística”, explica Kanter.
Segundo o especialista, existem companhias hoje também que se destacam pelo amplo conhecimento e investimentos em mercados e público no qual estão focados. Entre elas está o Grupo Matheus, na região Nordeste. “Estamos sempre ouvindo nossos clientes e mantendo o foco em uma experiência de compra completa e personalizada em nossas unidades de negócio. Desta forma, implantamos a diversidade de serviços, inovamos e apostamos na multicanalidade, fortalecendo também a nossa logística. Atentos às tendências do mercado, mantemos nossas estratégias alinhadas à expectativa de nossos clientes”, diz Jesuino Martins, presidente da companhia.