Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
10 de março de 2025

Empresas se moldam aos novos hábitos de consumo e universo multicanal

A atuação digital e a capacidade de se adaptar às mudanças são condições fundamentais para as companhias se destacarem, em um cenário cada vez mais competitivo

Lideram e se destacam no varejo brasileiro, na atualidade, empresas que conseguem equilibrar inovação tecnológica, agilidade operacional e profunda compreensão das novas necessidades do consumidor. Também é necessário forte orientação digital e tecnológica, através de um conhecimento profundo das tecnologias digitais, experiência do consumidor online e integração omnichannel, além de capacidade de inovação constante, com disposição para assumir riscos calculados e introduzir soluções criativas, especialmente em períodos de mudança. “Esse é o caso de companhias como Mercado Livre, Magazine Luiza, Carrefour e Assaí Atacadista que têm se destacado pelo protagonismo digital, capacidade de integração e desenvolvimento de novos canais de vendas”, afirma Roberto Kanter, professor de MBAs da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

LEIA TAMBÉM

Outras características importantes às companhias que se destacam hoje no varejo estão:

Foco na experiência do cliente, empregando a capacidade de construir uma experiência memorável e personalizada e gerando fidelidade em um mercado altamente competitivo; Sensibilidade cultural e regional, com conhecimento aprofundado das particularidades do Brasil, adaptando produtos, preços e estratégias para diferentes públicos; Gestão baseada em dados, para tomada de decisões informadas por análises detalhadas e métricas claras, reduzindo erros e aumentando a assertividade; Olhar na sustentabilidade e responsabilidade social, com o compromisso genuíno com práticas éticas e sustentáveis;

Esteja atento

A digitalização e os modelos híbridos são as grandes forças que vem impulsionando o varejo atual. A capacidade de entender e antecipar as mudanças são características decisivas para definir quem são os líderes do mercado. “As companhias varejistas testemunharam mudanças significativas nos últimos anos, principalmente devido à aceleração digital. Entre os destaques estão a ascensão dos marketplaces como o Mercado Livre e Amazon, que seguem superando players tradicionais que demoraram a migrar para o digital. Outros destaques são o declínio dos hipermercados, assim como fusões estratégicas e a expansão acelerada do Magazine Luiza, especialmente após a aquisição da Netshoes e outras empresas digitais, fortalecendo sua liderança no e-commerce e logística”, explica Kanter.

Segundo o especialista, existem companhias hoje também que se destacam pelo amplo conhecimento e investimentos em mercados e público no qual estão focados. Entre elas está o Grupo Matheus, na região Nordeste. “Estamos sempre ouvindo nossos clientes e mantendo o foco em uma experiência de compra completa e personalizada em nossas unidades de negócio. Desta forma, implantamos a diversidade de serviços, inovamos e apostamos na multicanalidade, fortalecendo também a nossa logística. Atentos às tendências do mercado, mantemos nossas estratégias alinhadas à expectativa de nossos clientes”, diz Jesuino Martins, presidente da companhia.

Deixe seu comentário