Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
25 de março de 2024

Entenda como reduzir as perdas durante as vendas de Páscoa

Executivo sugere algumas medidas de prevenção para que a movimentação de clientes na loja não se torne uma dor de cabeça

Páscoa ocorre no próximo domingo, dia 31 de março, e a expectativa dos supermercados é que o consumo dos principais produtos da época tenha um aumento entre 13% e 15%, como projeta a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Além dos tradicionais ovos de chocolate, as vendas de alimentos como peixe, bacalhau e azeite devem crescer neste ano, respectivamente, 13,9%, 12,9% e 24,7%, em comparação a 2023.

LEIA TAMBÉM

Os bons números, porém, podem ser surpreendidos pelas perdas, registradas especialmente por conta dos casos de furtos e avarias de produtos nas lojas. “O chocolate é o grande destaque do período, mas as reuniões de amigos e festas familiares acabam por gerar uma demanda maior de carnes e bebidas. E, infelizmente, tem muita gente mal-intencionada querendo aproveitar as aglomerações nas lojas para promover suas ações de furtos e fraudes”, explica Uilton Ungarello, diretor da Solutions four Business, empresa que oferece soluções para melhorar a experiência dos clientes.

Para reduzir as perdas na Páscoa, Ungarello sugere algumas medidas de prevenção para que a movimentação de clientes na loja não se torne uma dor de cabeça. “Monitorar as principais áreas de exposição de produtos é mandatório, especialmente aquelas que reúnem os de alto valor agregado. Se não há sistemas de CFTV, que são recomendáveis para qualquer varejista, é preciso atentar-se ao comportamento dos visitantes, com foco principalmente naqueles que carregam mochilas e sacolas grandes”, afirma.

Ungarello sugere também que a equipe de prevenção de perdas seja reforçada nos dias que antecedem a Páscoa. E que toda e qualquer abordagem, caso seja realmente necessária, ocorra com muita cautela pelos profissionais de segurança. “Uma ação, com erros, pode gerar enormes transtornos judiciais e de reputação à empresa. Os sistemas de monitoramento, especialmente aqueles no PDV, podem auxiliar o varejista para qualquer ação fraudulenta”, explica o executivo.

O diretor argumenta que a melhor maneira de prevenir perdas no varejo, independentemente das datas comemorativas, é investir em soluções tecnológicas de proteção eletrônica, oferecer treinamento constante aos colaboradores e manter os processos bem ajustados.

Deixe seu comentário