Por Redação
25 de março de 2024Entenda como reduzir as perdas durante as vendas de Páscoa
Executivo sugere algumas medidas de prevenção para que a movimentação de clientes na loja não se torne uma dor de cabeça
Páscoa ocorre no próximo domingo, dia 31 de março, e a expectativa dos supermercados é que o consumo dos principais produtos da época tenha um aumento entre 13% e 15%, como projeta a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Além dos tradicionais ovos de chocolate, as vendas de alimentos como peixe, bacalhau e azeite devem crescer neste ano, respectivamente, 13,9%, 12,9% e 24,7%, em comparação a 2023.
Os bons números, porém, podem ser surpreendidos pelas perdas, registradas especialmente por conta dos casos de furtos e avarias de produtos nas lojas. “O chocolate é o grande destaque do período, mas as reuniões de amigos e festas familiares acabam por gerar uma demanda maior de carnes e bebidas. E, infelizmente, tem muita gente mal-intencionada querendo aproveitar as aglomerações nas lojas para promover suas ações de furtos e fraudes”, explica Uilton Ungarello, diretor da Solutions four Business, empresa que oferece soluções para melhorar a experiência dos clientes.
Para reduzir as perdas na Páscoa, Ungarello sugere algumas medidas de prevenção para que a movimentação de clientes na loja não se torne uma dor de cabeça. “Monitorar as principais áreas de exposição de produtos é mandatório, especialmente aquelas que reúnem os de alto valor agregado. Se não há sistemas de CFTV, que são recomendáveis para qualquer varejista, é preciso atentar-se ao comportamento dos visitantes, com foco principalmente naqueles que carregam mochilas e sacolas grandes”, afirma.
Ungarello sugere também que a equipe de prevenção de perdas seja reforçada nos dias que antecedem a Páscoa. E que toda e qualquer abordagem, caso seja realmente necessária, ocorra com muita cautela pelos profissionais de segurança. “Uma ação, com erros, pode gerar enormes transtornos judiciais e de reputação à empresa. Os sistemas de monitoramento, especialmente aqueles no PDV, podem auxiliar o varejista para qualquer ação fraudulenta”, explica o executivo.
O diretor argumenta que a melhor maneira de prevenir perdas no varejo, independentemente das datas comemorativas, é investir em soluções tecnológicas de proteção eletrônica, oferecer treinamento constante aos colaboradores e manter os processos bem ajustados.