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Varejo
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Por Redação
9 de junho de 2025

Especial Regiões - Supermercados do Sudeste

Consumidores exigentes, conectados às tendências e em busca de praticidade compõem a clientela das redes de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo

Atender às necessidades de clientes antenados e que valorizam soluções práticas, além de uma boca experiência de compra, é o principal foco das grandes redes de supermercados da região mais populosa e rica do país, o Sudeste. Aline Carvalho, diretora de Operações do Pão de Açúcar, bandeira do GPA, o comportamento do consumidor no Sudeste tem alguns diferenciais bem marcantes. "É um público mais conectado, que acompanha tendências e está sempre aberto a experimentar novos produtos e formatos de compra, tanto nas lojas quanto no digital. A busca por praticidade é um traço forte: soluções rápidas, conveniência e uma boa experiência, seja no físico ou online, fazem toda a diferença", observa.

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Ela conta que o GPA tem observado uma adesão crescente ao e-commerce, aplicativos e programas de fidelidade, que ajudam a estreitar o relacionamento com o cliente. Um exemplo disso são os consumidores que compram em mais de um canal — eles são mais frequentes e costumam ter um ticket médio maior, o que mostra o quanto a integração entre os canais pode fidelizar.

Aline aponta ainda que os consumidores do Sudeste demonstram um interesse cada vez maior por temas como sustentabilidade e impacto social. "Isso tem influenciado diretamente nas escolhas de compra, especialmente entre os clientes mais exigentes, que valorizam marcas com propósito claro e produtos de qualidade. As marcas próprias e o sortimento premium do Pão de Açúcar, por exemplo, vêm ganhando espaço justamente por entregarem esse equilíbrio entre valor percebido e responsabilidade", destaca.

A região Sudeste concentra uma base de consumidores extremamente diversa, com diferentes perfis socioeconômicos e hábitos de compra. Segundo Sergio Leite, diretor de Operações do Assaí, em São Paulo, por exemplo, os clientes são mais imediatistas, buscam variedade, querem boas ofertas e costumam fazer compras com maior frequência. "Em Minas Gerais, o relacionamento tem um peso maior. O cliente tende a ser mais fiel à loja e atento à qualidade do atendimento. No Rio de Janeiro, há uma valorização da experiência de compra, além de uma preferência por produtos prontos ou de preparo rápido. E no Espírito Santo, por sua vez, há uma valorização da regionalidade sem abrir mão da qualidade e do equilíbrio entre preço e benefício", conta.

Mix amplo para atender a diversidade

O portfólio de produtos no Sudeste é bastante diverso e reflete o perfil plural do consumidor da região, com um sortimento que combina produtos essenciais com categorias de valor agregado, como saudabilidade, importados, orgânicos e itens exclusivos. "Entre os consumidores da região, especialmente no estado de São Paulo, os alimentos frescos continuam sendo destaque. No Pão de Açúcar, nosso foco é oferecer uma experiência premium, com uma ampla gama de produtos perecíveis de alta qualidade, atendimento diferenciado e um sortimento bem selecionado. Os vinhos, queijos e produtos exclusivos ganham destaque, e até contamos com especialistas em loja para ajudar na seleção de rótulos e combinações", diz Aline.

Já no Extra Mercado, que hoje atua com a proposta de ser o melhor supermercado de bairro, a atenção está voltada para categorias como carnes, aves e padaria, além de um sortimento de itens básicos da mercearia com preços competitivos, o que é essencial para o consumidor do dia a dia. O café, especialmente os grãos especiais de origem brasileira, também tem forte presença e apelo entre os consumidores da região. E, claro, itens essenciais como arroz, feijão e pão continuam sendo altamente procurados, reforçando a importância de aliar qualidade e bom custo-benefício no sortimento.

No Assai, o mix de produtos é estrategicamente pensado para cada região. Em média, cada loja da rede conta com mais de 9 mil itens, com uma base nacional, mas com adaptações conforme a regionalidade, respeitando os hábitos e preferências do cliente local. Em Minas Gerais, por exemplo, o consumidor valoriza itens tradicionais da culinária mineira, como queijos, farinhas e cortes específicos de carne. Já em São Paulo, há uma demanda maior por marcas nacionais, enquanto, no Rio de Janeiro, a procura por produtos frescos e de rápido preparo é mais intensa. É também um dos estados com maior saída de feijão preto, ingrediente essencial da tradicional feijoada carioca. "E no Espírito Santo, levamos em consideração a cultura pesqueira e o consumo de alimentos típicos da região litorânea. Durante a Semana Santa, por exemplo, reforçamos o portfólio com itens como palmito e bacalhau, essenciais para a preparação da tradicional torta capixaba", descreve Leite.

Entre as categorias, no setor de bebidas, a cerveja tem forte presença em todo o Sudeste, com destaque para marcas regionais e para o crescimento das artesanais em algumas capitais. Refrigerantes e sucos também têm boa penetração, especialmente em datas comemorativas, e tanto Minas Gerais quanto o Espírito Santo contam com marcas locais."No interior de São Paulo, por exemplo, trabalhamos com produtos regionais como o café La Sante, o leite Hércules e o refrigerante Paulistinha, bastante tradicionais na região de Araçatuba", diz o diretor de Operações do Assaí.

Já Marco Alcolezi, diretor Executivo de Operações dos modelos Hiper, Super e Proximidade do Carrefour, fala que o hipermercado no Sudeste é bastante peculiar, pois a região acolhe pessoas de todas as partes do país. "O sortimento acaba sendo mais amplo para atender toda a diversidade de clientes em todos os momentos", acredita.

Desafios recentes

Para Erlon Carlos Godoy Ortega, diretor da rede Serve Todos e presidente da APAS (Associação Paulista de Supermercados), o Sudeste tem, de modo geral, redes e unidades com qualidade "elevadíssima", com muita tecnologia de ponta - o que favorece a competição e o aquecimento do setor. "Porém, o principal desafio do momento é a mao de obra, principalmente no que diz respeito a contratar colaboradores e desenvolver novas lideranças", afirma.

Em relação aos consumidores, que ocupam o centro das decisões nos negócios da região, Aline, do Pão de Açúcar, diz que é desafiador acompanhar, com agilidade, as constantes mudanças no comportamento. "O consumidor está cada vez mais exigente, conectado e em busca de praticidade. Em um mercado tão competitivo como o de São Paulo, por exemplo, é essencial adequar o sortimento de forma estratégica e garantir uma experiência de compra cada vez melhor", avisa.

Na opinião do executivo do Assaí, a própria diversidade da região também pode ser encarada como um desafio. "Atender com excelência mercados tão distintos exige inteligência logística, planejamento de sortimento e sensibilidade cultural, afinal de contas até mesmo dentro de um mesmo estado temos municípios com cenários completamente diferentes", fala.

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