
Por Redação
14 de agosto de 2025Inverno aquece vendas e impulsiona inovação no varejo alimentar
De chás e chocolates a massas e cortes especiais, supermercados e indústrias aproveitam o frio para lançar produtos, reforçar estoques e criar campanhas que estimulam o consumo
Com a chegada do inverno, os hábitos de consumo dos brasileiros se transformam, e os supermercados acompanham essa mudança, trazendo para as prateleiras uma variedade de produtos que aquecem não só o corpo, mas também as vendas. Das prateleiras repletas de chocolates, vinhos e queijos, até os corredores dedicados às sopas e caldos, o varejo alimentar aproveita a estação mais fria do ano para reforçar seu mix com lançamentos e novidades, e atrair o consumidor.
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Segundo dados Nielsen, o inverno de 2024 foi responsável por 56,3% das vendas da categoria de chás para Infusão no Brasil, refletindo as oportunidades comerciais sazonais. Essa variação de demanda oferece oportunidades para ativação no segmento, com ofertas e campanhas de marketing, visando maximizar o potencial desse período do ano.
Pensando nisso, a Leão trabalha a partir de uma estratégia voltada à inovação, aliada às preferências do consumidor. Investindo mais de R$50 milhões em tecnologia fabril para impulsionar o crescimento no Brasil, em 2025 a marca já apresentou 11 novos produtos ao mercado, alguns deles apostam em sabores que se relacionam justamente com o inverno. Um exemplo é a linha de chás com ingredientes como camomila, baunilha e mel. “Aproveitando o sucesso da linha Frutas & Flores, estamos oferecendo agora uma versão enriquecida com esses ingredientes populares, que proporcionam uma experiência de sabor agradável e reconfortante — perfeito para a estação mais fria do ano”, explica Fabio Moreno, head Comercial da Leão.
Para o executivo da Leão, a companhia impulsiona o hábito de consumo brasileiro nas categorias em que atua, especialmente durante o inverno, quando a demanda por bebidas reconfortantes aumenta. “Juntamente aos supermercados, temos estratégias que combinam ações de incentivo, visibilidade e engajamento para consolidar ainda mais o nosso posicionamento e ampliar o consumo de nossos produtos na temporada”, destaca.
Queijos, chocolates e receitas doces
Para este inverno, a estratégia da Tirolez está focada em fortalecer o consumo de queijos como protagonistas em momentos de aconchego e sabor. “Vamos reforçar a comunicação dos nossos produtos especiais, como o queijo brie, queijo azul, parmesão e a nossa linha de fondues (tradicional e emmental intense), explorando novas formas de preparo e harmonização, com conteúdo e ativações que inspiram o consumidor a usar a variedade do nosso portfólio em diferentes ocasiões de inverno e em receitas incríveis”, detalha Maria Flávia Calió, gerente de produto, inovação e inteligência de mercado da empresa.
Com mais de 130 anos de história, a Neugebauer tem apresentado crescimento acima dos dois dígitos. Entre vários outros fatores, o grupo destaca-se por oferecer ao mercado consumidor uma grande variedade de produtos e lançamentos baseados em tecnologia e design inovadores, inclusive no inverno. “Neste período, nos estados do sul e sudeste existe um aumento na demanda na categoria de chocolates, em especial pelos tabletes. Em relação ao consumo de doce de leite, também há um impulso nas vendas. Considerando dados de 2024, do período posterior à Páscoa, temos um aumento acima de 20% nas vendas do kg de doce de leite”, detalha Ricardo Vontobel, Presidente da companhia.
Com 40% de participação na categoria mistura Láctea Condensada e 70% em Mistura de Creme de Leite segundo a Scanntech, a Mococa também se prepara para o frio. “No inverno, há uma busca natural por receitas mais quentes, cremosos e reconfortantes — o que amplia o consumo de produtos como creme de leite, leite condensado e manteiga, todos presentes no nosso portfólio. Um dos destaques é a mistura Creme de Leite Mococa, que se consolida como uma opção prática e econômica para receitas típicas da estação”, explica Michelle Oliveira, gerente de Marketing.
Receitas salgadas e quentinhas
O inverno também representa um dos períodos mais fortes para as categorias de salgados e defumados, ideais para caldos e sopas. No caso da Pamplona Alimentos, os produtos relacionados à feijoada, caldos e pratos prontos, por exemplo, com carne suína, registram um aumento médio de 15% nas vendas da estação. “A busca por refeições mais quentes, práticas e nutritivas impulsiona naturalmente a demanda, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, em que o inverno é mais acentuado”, comenta Cleiton Pamplona Peters, diretor comercial de mercado interno da empresa.
Cortes suínos porcionados e temperados, itens defumados como costela, paio calabresa e bacon, o kit carreteiro suíno, kit feijoada, pizzas artesanais, copa e salames ganham destaque nas gôndolas, atendendo quem busca praticidade com aquele toque de comida feita em casa. “Nossa linha de salgados, também é ideal para receitas mais robustas no frio”, pontua Peters.
Na experiência da empresa, os grandes campeões de aceitação no inverno são produtos para feijoada e caldo (paio, bacon, costela suína defumada, lombo), o kit carreteiro suíno também (recém-lançado e único no mercado). “Além das nossas pizzas artesanais, disponíveis em três sabores: Pepperoni, Calabresa e Bacon com catupiry, ainda temos copa e salames que complementam tábuas de frios e harmonizam muito bem com vinhos e outras bebidas da estação”.
Para atender a essa demanda, a empresa trabalha antecipadamente. “Aumentamos a produção desses itens já no fim do outono, reforçamos os estoques e direcionamos a logística para regiões com maior consumo sazonal. A curadoria do portfólio também se adapta, com foco em embalagens práticas e porções ideais para famílias ou porções individuais”, finaliza o executivo.
Massas
Super práticas as massas ganham destaque na estação mais fria do ano, e a indústria sabe disso! Esse ano a Barilla ampliou o portfólio de massas sem glúten com dois novos cortes. As novidades foram lançadas na APAS SHOW, no início de maio, e estão disponíveis nas gôndolas para o inverno. “Além disso, pela primeira vez criamos uma campanha de marketing exclusivamente para nossa linha de lasanhas, que foi sucesso absoluto de vendas na Páscoa e que promete ser uma excelente ferramenta para o inverno”, detalha Fabiana Araújo, gerente de Marketing. Entretanto, o principal lançamento para o inverno de 2025 é o Pasta Love, uma massa no formato de dois corações, um “grudado” no outro.
A massa em formato de coração foi especialmente pensada para o mês de junho, celebrando o Dia dos Namorados e permanecendo em destaque até o final do mês. “Para promover essa novidade, desenvolvemos uma campanha 360º que vai muito além dos pontos de venda: firmamos parcerias com restaurantes, investimos em mídia OOH nos metrôs da capital paulista e marcamos forte presença no evento Taste São Paulo”, explica Fabiana.
O inverno - especialmente nos meses de junho e julho - historicamente representa um período de alta performance para a Barilla. “Esse comportamento é ainda mais evidente na categoria de sopas, que chega a dobrar suas vendas em comparação aos meses mais quentes”, comenta a executiva. A sazonalidade típica do período, aliada ao hábito de consumo em temperaturas mais baixas, torna o inverno uma janela estratégica para impulsionar campanhas, otimizar distribuição e ampliar a presença dos produtos da empresa no ponto de venda.
E o Grupo Trigo também tem uma percepção similar, conforme comenta Rodolfo Dana, diretor de Suprimentos. Para a estação, a empresa segue com o foco em expandir a presença das massas (raviólis e gnocchis) para cada vez mais pontos de venda. Recentemente, a companhia atingiu 1000 pontos de venda espalhados por todas as regiões do país. “Os raviólis e gnocchi do Spoleto são muito bem aceitos no inverno, se tornando uma excelente opção para as pessoas que queiram unir a qualidade dos produtos da marca com a praticidade de fazer sua massa em casa de uma forma muito rápida e prática, em menos de 3 minutos”, explica o executivo.
O Grupo Trigo também confirma que há um incremento do consumo de massas nos períodos mais frios do ano. “Há muito mais interesse dos varejistas em expor nossos produtos como alternativa aos clientes nesse período”, pontua Dana.
Junto aos supermercadistas, a empresa aumenta a quantidade de experimentação nos pontos de venda, aliando uma comunicação mais forte ao cliente nos encartes dos próprios varejistas. “A degustação no ponto de venda tem sido a nossa principal ferramenta de marketing, uma vez que a marca Spoleto já é bastante conhecida e o cliente precisa entender a praticidade e a qualidade do produto também no varejo”, finaliza.
Destaques:
Dados da consultoria Euromonitor mostram que, entre 2013 e 2020, o consumo de chá no país aumentou 25% - quase o dobro da média mundial.
Durante os meses de junho a agosto, na comparação de 2023 com 2024, os produtos da cesta de inverno tiveram crescimento de 2 p.p. a mais em unidades e de 1,5 p.p, em faturamento. Enquanto o crescimento total das cestas foi de 1,1% em unidades e de 6,6% em faturamento, a cesta de inverno teve incremento de 3,1% e 8,1%, respectivamente/ Fonte: Scanntech.
- 20% é o percentual que cresce o consumo de sopas e caldos no inverno, segundo dados da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), em comparação com o restante do ano.