Por Redação
30 de janeiro de 2025Lojas de conveniência apostam em serviços de alimentação
Estabelecimentos se apresentam como um lugar de pausa para quem está em trânsito
De olho na evolução do mercado, as lojas de conveniência não são mais apenas lugares para comprar bebida e cigarro de última hora, mas estão se diversificando em ofertas, especialmente em serviços de alimentação. “Historicamente, as lojas de conveniência eram muito procuradas para tabaco e bebidas, mas ampliamos nosso portfólio para levar uma oferta de produtos muito mais completa – uma vez que entendemos quais são as principais necessidades dos nossos consumidores, como por exemplo o food service, mas também estamos trabalhando outras categorias como itens para churrasco, pets, bazar, entre outros”, conta Alex Deeke, diretor de Negócios da Shell Select. A Shell Select tem mais de 1.200 lojas em todo o país, entre franquias e lojas próprias. Em 2023, a marca lançou um novo modelo: o Shell Café, hoje com 150 lojas em 76 cidades brasileiras.
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Na opinião de Vanessa Gordilho, vice-presidentes de Negócios e Marketing da Vibra, na BR Mania a realidade é parecida. "As lojas de conveniência estão evoluindo para oferecer muito mais do que compras de última hora. Na rede temos formatos diversificados de lojas – tradicional standart, compacta, supercompacta e premium – adaptados às diferentes realidades do país. Essa diversidade permite ajustar tamanhos e valores de investimento às características do mercado local, atendendo aos perfis de consumo e às necessidades específicas dos investidores, ao mesmo tempo em que reforça o compromisso com conveniência e inovação", fala.
Hoje são 1.300 lojas BR Mania espalhadas pelo Brasil. Segundo a executiva, um dos grandes diferenciais da rede é a regionalização do cardápio. “Não apenas valoriza a cultura local, mas também fortalece a conexão com os consumidores, oferecendo sabores que refletem as tradições e as preferências regionais”, informa.
A AmPm tem cerca de 1.500 no país, sendo 800 delas também padaria, o que garante o título de maior rede de padarias do Brasil. “Nos últimos dois anos, iniciamos uma transformação em nossas lojas, para oferecer mais espaços de consumo. Um exemplo dessa estratégia é o novo rooftop, desenvolvido junto com a Heineken. Também trouxemos parcerias exclusivas para as lojas, como Pizza Hut, Nathan’s Hotdog, Oakberry e, em 2025, levaremos também a Krispy Kreme - marca que nos associamos em 2024 para trazer ao Brasil. Para nossas padarias, desenvolvemos o novo pão na chapa, em colaboração com o time da manteiga Aviação”, diz Renato Stefanoni, presidente da AmPm.
Apesar de também estar ao lado do consumidor, como os mercados de proximidade, as lojas de conveniência não veem esses estabelecimentos como concorrentes diretos. “São propostas diferentes”, diz a executiva da Vibra. “Com uma operação focada em praticidade e eficiência, a BR Mania oferece uma experiência rápida que atende tanto a consumidores locais quanto a viajantes, funcionando frequentemente em horários ampliados ou até 24 horas”, afirma.
Na Shell Select, Deeke tem uma interpretação parecida. “Eu acredito que eles são complementares e atendem as necessidades dos consumidores de formas diferentes. Na minha visão, cada formato leva uma experiência ao consumidor e cabe ao cliente escolher qual ele prefere em determinado momento. Em Shell Select, oferecemos um mix de produtos para consumo imediato e oferta de food service. Estamos deixando de ser ‘apenas’ uma loja do posto de gasolina ou loja de conveniência, para estarmos presentes na jornada do consumidor, um parceiro de mobilidade, seja para tomar um café na ida ao trabalho ou para comprar aquele item de última hora que está faltando em casa”, explica o executivo da Shell Select.
O presidente da AmPm faz uma diferenciação dos modelos a partir da jornada do cliente. “Mercado de proximidade é um negócio voltado mais para a imobilidade, onde o cliente busca uma solução de compra mais emergencial, sem precisar se locomover muito. Já a loja de conveniência é voltada para uma proposta de varejo de mobilidade, para quem está de fato se locomovendo de um ponto para outro. Nessa jornada, a loja se apresenta como local seguro para parada, com ar-condicionado, banheiro, refeição, bebidas, momento para carregar celular tomando um café, pão de queijo, e já levar o pão fresco no caminho de casa”, define.