
Por Redação
18 de julho de 2025Mercado plant-based segue aquecido no varejo alimentar
Consumidores estão em busca de saúde, ética animal e conveniência
O acesso aos alimentos plant-based, que são elaborados sem qualquer ingrediente de origem animal, continua em expansão no Brasil. Impulsionado por uma combinação de fatores como a busca por hábitos mais saudáveis, preocupação ambiental e ética animal, o segmento já deixou de ser um nicho restrito e alcança cada vez mais espaço nas grandes redes de supermercados e no setor de alimentação fora do lar.
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Segundo especialistas, o consumidor atual está mais atento à composição dos alimentos. Esse movimento é liderado, principalmente, por consumidores das gerações X e Millennials, que há anos já demandam por alternativas mais saudáveis e, mais recentemente, por um novo protagonista: a Geração Z.
Jovens entre 18 e 24 anos não buscam apenas saúde, mas também por compromisso socioambiental nas marcas que consomem. A categoria plant-based surge, nesse cenário, como uma resposta concreta a essas demandas, por se apoiar em pilares como ética, sustentabilidade e inovação.
Potencial em alta
Com esse crescimento, marcas como a NoMoo viram uma oportunidade estratégica de expansão. Inicialmente presente no pequeno varejo especializado, a empresa conseguiu levar seus produtos às grandes redes varejistas pelo país. "Hoje, nosso consumidor já consegue fazer toda a sua compra do mês em um único lugar, sem precisar visitar diversas lojas para ter acesso aos seus produtos favoritos", destaca Marcelo Doin, fundador da marca.
“Além das prateleiras dos supermercados, os produtos à base de plantas estão ganhando espaço nos cardápios de restaurantes e pizzarias. Essa diversificação reflete não apenas o aumento da demanda, mas também a percepção, por parte do setor de food service, de que incluir opções veganas e vegetarianas já não é mais um diferencial é uma necessidade. A NoMoo também se destacou nesse segmento, oferecendo alternativas que aliam sabor, textura e nutrição para diferentes públicos”, diz Nathalia Pires, sócia e fundadora da marca.
O cenário é claro: o mercado plant-based deixou de ser promessa e já é realidade. Com inovação constante, propósito e adaptação às novas demandas de consumo, a categoria avança firme no prato do brasileiro. Para os próximos meses, a marca prepara novidades, como o relançamento da linha de iogurtes e shakes proteicos, ainda em 2025, além da estreia de uma nova linha de queijos para o próximo ano.
Desde sua estreia no mercado brasileiro, em maio de 2019, a NoMoo se posiciona como pioneira na oferta de produtos 100% vegetais e tem buscado atender a uma gama diversa de consumidores, desde veganos e vegetarianos até os chamados flexitarianos, que não abrem mão do consumo de carne, mas estão dispostos a reduzi-lo.
Esse novo comportamento de consumo também é observado pelas grandes redes. Diogo Paiva, gerente comercial do GPA (Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar e Pão de Açúcar Fresh), comenta que o lançamento dos produtos plant-based tem sido um dos projetos de maior sucesso, criando uma categoria completamente nova. “A demanda dos consumidores é crescente e reflete o movimento de pessoas que buscam por adotar hábitos mais equilibrados em suas dietas e, também, uma alternativa e substituição de produtos produzidos a partir da proteína”, diz.