
Por Redação
2 de julho de 2025Supermercados Estrela: o brilho do varejo alimentar no interior de São Paulo
Rede com lojas em Presidente Prudente, Regente Feijó e Álvares Machado se sobressai no cenário com foco na regionalização e em ações sociais
Atendimento com “mais conversa” e simpatia, em geral chamando o cliente pelo nome, facilidade de acesso e valorização dos produtos locais. Essas são as características principais do Grupo Estrela, que conta com 12 supermercados distribuídos entre os municípios de Presidente Prudente (9 lojas), Regente Feijó (2) e Álvares Machado (1), no interior de São Paulo.
LEIA TAMBÉM
Supermercado Estrela inaugura 12ª unidade em Presidente Prudente (SP)
Sobremesas geladas conquistam espaço na rotina dos brasileiros durante o inverno
Embora os atributos listados sejam típicos das redes do varejo alimentar fora da capital paulista, o Estrela busca se sobressair nesse cenário peculiar e competitivo com estratégia, ação social e olhar voltado ao consumidor. Cinco unidades de Presidente Prudente, por exemplo, contam com os restaurantes Estrela Gourmet e galerias de lojas. “Também contamos com o Express GO, uma rede de 7 lojas autônomas presentes em condomínios residenciais fechados”, conta Edivaldo Peruzo, head de Marketing Edivaldo Peruzo.
Segundo o executivo, o propósito do Grupo Estrela é gerar oportunidades com crescimento sustentável e responsabilidade socioambiental. “Buscamos oferecer a melhor experiência de compra, valorizando clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade. “Acreditamos na excelência no atendimento, foco em resultados, inovação, integridade e proximidade com as pessoas. Promovemos o desenvolvimento profissional e reconhecemos conquistas individuais e coletivas”, descreve.
Ação social e homenagem
O grupo conta ainda com o Instituto Social Estrela Pedro Henrique Nicoluci que, de acordo com Peruzo, nasceu do desejo genuíno de retribuir à comunidade todo o carinho e a confiança que a empresa recebeu ao longo de sua trajetória. “Mais do que um braço social, somos um elo entre a empresa, seus clientes e as cidades que acolhem nossas lojas. A ideia é servir como uma ponte de transformação e cuidado com as pessoas”, diz.
Criado com o propósito de melhorar vidas, o Instituto atua por meio de três eixos: social, ambiental e educacional. O nome da entidade é uma homenagem especial a Pedro Henrique Nicoluci, que foi sócio e diretor comercial do Grupo Estrela e faleceu durante a pandemia da Covid-19. “Seu legado de generosidade, empatia e amor ao próximo segue vivo em cada projeto que realizamos”, afirma o head de Marketing.
Um pouco de história
O Grupo Estrela começou em 1983, em Regente Feijó, com a Casa Estrela, vendendo produtos secos e molhados no balcão. Em 1986, inaugurou seu primeiro supermercado com 400m². A modernização veio no ano 2000, dobrando a área de vendas para 1.200m². A expansão começou em 2003, com a primeira loja em Presidente Prudente. Nos anos seguintes, o grupo inovou com o formato Estrela Comfort em Regente (2006) e em Prudente (2007). Em 2009, voltou ao modelo tradicional com o Estrela Jardim Brasília.
Entre 2010 e 2023, novas lojas foram inauguradas em Álvares Machado, na Cohab, no centro de Prudente (com o primeiro Estrela Gourmet), Ana Jacinta e Jardim Maracanã. A mais recente, em 2023, foi a Estrela Avenida Brasil, também com restaurante. Hoje, o grupo soma quase 900 colaboradores.
Expansão e automação
Em 2025, o grupo deve abrir mais uma loja na região com restaurante e galeria de lojas. Outros planos para serem colocados em prática ainda este ano envolvem a remodelação de duas lojas e a abertura de uma nova loja autônoma.
Outro investimento recente do Estrela é a automação do Cliente Clube Estrela. “Nossa ferramenta de CRM permite criar relacionamentos duradouros e personalizados com os clientes, de forma escalável, eficiente e mensurável”, fala Peruzo. As principais vantagens para o negócio, segundo o executivo, são a geração de conteúdos relevantes (como receitas e dicas de economia) no momento certo para manter a marca presente no dia a dia, mesmo fora do ponto de venda, e a criação de um vínculo emocional com o consumidor, valorizando a experiência além da compra. “Com automação, o cliente recebe mensagens úteis, e não só promoções. Isso cria fidelidade”, alega.
Como é atendido o público-alvo do Estrela?
A atuação do grupo está estrategicamente focada de forma regional, concentrando esforços nas três cidades em que opera. Essa segmentação geográfica permite uma comunicação mais assertiva e relevante para o público local, potencializando os resultados das ações.
No e-commerce, as campanhas são voltadas para conversão, direcionadas especificamente a usuários com maior probabilidade de realizar compras on-line. “Utilizamos dados e comportamentos de navegação para impactar pessoas com interesse real em nossos produtos, otimizando o investimento e maximizando o retorno em vendas”, explica o executivo.
Ações de marketing/comunicação da rede
- Tudo é concentrado no Cliente Clube Estrela:
- Ações promocionais com número da sorte.;
- Publicidade divulgando promoções de sorteio e descontos especiais no clube.;
- Publicidade clusterizadas para os clientes através de e-mail, SMS, push e app;
- Setup para bots de reconquista (clientes que não compram há 60 dias) e inativos (não compram há 90 dias);
- Bots de aniversários na data festiva para homenagear os clientes;
- Venda de combo de ativações para a indústria. Venda de cotas para indústria para participação das principais campanhas promocionais;
- Análise de categoria para comunicação no clube de ofertas ou institucionais para consumidores clusterizados;
- Campanhas sazonais configuradas no clube como sorteios;
- Feeds de receitas sazonais e de homenagens aplicadas no feed com push e SMS;
E como o Estrela se posiciona frente à qualidade da experiência do cliente em loja?
“Valorizamos o atendimento humanizado, com uma equipe bem treinada, acolhedora e proativa faz toda a diferença na percepção do cliente. Criamos um ambiente agradável e acolhedor valorizando a limpeza, organização, música ambiente e sinalização clara fazem parte da experiência. Produtos regionais ou feitos localmente são valorizados principalmente no hortifruti e as campanhas promocionais são mais diretas e simples”, responde Peruzo.
Além disso, há integração dos canais digitais e físicos através de QR codes, apps e conteúdo digital para enriquecer a jornada dentro da loja. “Com resiliência e ética, seguimos crescendo de forma responsável, atentos às tendências e comprometidos com boas práticas ambientais, sociais e de governança”, finaliza o head de Marketing.