Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
22 de janeiro de 2025

O varejo supermercadista alia-se a entidades sociais para o combate ao desperdício de alimentos e a fome

Programa conecta doadores a instituições que atendem populações em situação de vulnerabilidade

Em um país que está entre os principais produtores de alimentos do mundo, entidades sociais promovem ações para o combate à fome e ao desperdício em parceria com o setor supermercadista. Segundo dados do IBGE, o Brasil está entre os países com o maior índice de desperdício alimentar, em que mais de 30% do que é produzido é descartado. Entre os alimentos frescos, como frutas, legumes e hortaliças, o desperdício chega a 45%.

LEIA TAMBÉM
Redes supermercadistas e indústrias se unem à Food to Save para combater o desperdício e promover o consumo consciente 
Supermercado reduz volume de perda de alimentos em 1,7 milhão de itens com Inteligência Artificial

Nesse cenário, o Sesc Mesa Brasil e a Associação Prato Cheio têm a oportunidade de resolver parte do problema aliadas a varejistas que no centro da cadeia de valor alimentar e de abastecimento, encontram-se na posição para liderar os esforços de redução das perdas de alimentos conectados com produtores, distribuidores e consumidores.

O Sesc Mesa Brasil, criada há 30 anos por iniciativa dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo para combater a fome e o desperdício de alimentos, mantém o programa que conecta doadores a instituições que atendem populações em situação de vulnerabilidade. Ao todo, são mais de 3 mil parceiros espalhados pelo Brasil, dentre eles, os supermercados que podem doar excedentes de alimentos que são destinados a instituições como creches, casas para idosos e associações comunitárias. Para doar, basta entrar em contato com a instituição, são aceitos uma ampla variedade de alimentos perecíveis e não perecíveis. “Ao contribuir, as empresas não só ajudam a combater a fome e o desperdício de alimentos, mas também reforçam seu compromisso com a responsabilidade social, fortalecendo sua imagem como agentes de transformação”, diz Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

O Programa é um dos parceiros que auxiliam o Grupo Carrefour a evitar o desperdício e garantir que os alimentos cheguem aos bancos de alimentos e às pessoas de maneira eficiente. “Em 2023, foram 4.541 toneladas de alimentos doados e em 2024 encerramos o ano com aproximadamente 6 mil toneladas de alimentos doados”, diz Susy Yoshimura, diretora sênior de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. A companhia possui desde 2009 o ‘Programa Parceria que Alimenta’ com foco na doação de produtos alimentares com menor atratividade comercial, porém próprios ao consumo.

Segundo a executiva, a empresa conta com o programa de doação de alimentos que se divide em doações realizadas pelas lojas, dentro da estratégia de combate ao desperdício alimentar, mobilização de clientes e doação com recursos próprios, em parcerias com entidades de atuação local e nacional, como a firmada em 2023 com a ONG Ação da Cidadania.

O Grupo Carrefour Brasil também possui parceria com o Amigos do Bem, desde 2013, fazendo doações diretas para a entidade e mobilizando clientes a colaborarem, além de ser um importante parceiro na venda de produtos da organização. O Grupo é signatário do Pacto Contra a Fome, um movimento multissetorial liderado pela economista Geyze Diniz, que atua junto a governos, empresas, sociedade civil pela erradicação da fome no Brasil, pela promoção da segurança alimentar e pela redução do desperdício de alimentos.

Já a Associação Prato Cheio, trabalha há 24 anos em parceria com o setor supermercadista, promovendo o resgate e o reaproveitamento de alimentos que não têm mais poder de venda. “Esses alimentos são coletados pela instituição e doados a dezenas de instituições sociais, todos os dias. Sem nenhum custo aos doadores, o resgate de alimentos é também uma forma de evitar o descarte e reduzir o impacto ambiental da cadeia de distribuição. Redução do desperdício, redução do impacto ambiental e promoção da alimentação saudável para milhares de pessoas. E para dar continuidade, é essencial que novos supermercadistas participem”, diz Nuria Chaim, gerente da Prato Cheio.

Todo o processo de coleta é feito pela Associação e todos os doadores recebem um relatório de impacto com os resultados referentes à doação de alimentos: quantidade doada, tipos de alimentos, instituições beneficiadas, número de pessoas beneficiadas, localização geográfica, redução do impacto ambiental das doações, entre outras informações disponíveis na Plataforma de Impacto.

Deixe seu comentário