Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
30 de junho de 2025

Varejo “aquece” as estratégias para manter o apetite por congelados nos dias frios

Investimento em marketing e novos produtos são as chaves para movimentar as vendas da categoria no supermercado

Redes supermercadistas e indústrias têm apostado em campanhas criativas, parcerias estratégicas e novos produtos para atender a demanda por produtos congelados no varejo alimentar, mesmo no período de inverno. Entre os supermercados, no GoodBom (SP), por exemplo, ações como combos sazonais, ofertas personalizadas e comunicação bem direcionada destacam a praticidade de pratos como lasanhas, tortas e sorvetes. “Cartazes informando ações vigentes, e com comunicação clara e convidativa para o momento, como por exemplo para o sorvete. A melhor sobremesa de inverno também é gelada ou 'Sorvete com brownie quentinho?' Sim!”, diz Luciana Araújo Ferreira dos Santos, compradora da rede.

LEIA TAMBÉM
Vinhos ganham espaço nos supermercados com adegas renovadas, eventos sazonais e rótulos inovadores
Com o frio. fondue aquece vendas e vira estrela nas gôndolas dos supermercados

Segundo Luciana, as ações de Marketing e da Comunicação são muito importantes para manter as vendas aquecidas. “Assim seguimos focando ainda mais nos canais que temos, como Instagram, Facebook, WhatsApp, IFood e E-commerce, através de banners, combos e promoções. Além da parceria com as indústrias que são essenciais, para que o trabalho de exposição dos produtos seja um dos diferenciais, juntamente com a construção de campanhas, comunicações, promoções e ativações mais agressivas”, diz Luciana.

Para ela, a indústria tem um papel fundamental e pode agir de forma proativa em várias frentes. Ações de degustação, por exemplo, é uma ótima oportunidade de gerar experimentação, oportunidade em que o consumidor pode conhecer o produto e o que ele oferece. Também é possível criar calendários de ativações promocionais. “O apoio pode ser por meio de materiais de merchandising no ponto de venda (displays, banners, degustações), ou mesmo através do trabalho dos vendedores e equipes de loja bem treinados sobre os diferenciais dos produtos, bem como campanhas de marketing para divulgação em mídias sociais, panfletos, e-commerce e app de delivery”, explica.

Olhar das fabricantes

Por outro lado, em se tratando da indústria, a Seara, tem trabalhado atenta às tendências de conveniência e indulgência, e investido em lançamentos voltados ao “snacking time” e inovações como produtos prontos para airfryer, mirando o consumo confortável e rápido nos lares brasileiros.

Os lançamentos são resultados de pesquisas nas quais a companhia identificou que três tendências de consumo ganharam força com a volta do trabalho presencial: a conveniência, a indulgência e o ‘snacking time’. “Este último representa uma grande oportunidade, e estamos preparados para liderar inovações para atender a esse movimento no Brasil, trazendo soluções para estarmos presentes em todas as ocasiões de consumo”, conta Rafael Palmer, diretor de marketing.

Deixe seu comentário