Por Redação
3 de novembro de 2025Promotor de vendas auxilia no elo entre marca e consumidor
Peça fundamental no ponto de venda, esse profissional ajuda a posicionar produtos na gôndola e, em algumas situações, também tira a dúvida de clientes
O papel do promotor de vendas é muito importante para o supermercado e para as fabricantes. Esse profissional é o responsável por cuidar da exposição dos produtos, garantir que tudo esteja organizado e visível, repor a mercadoria, conferir as validades e tirar dúvidas dos clientes, em algumas situações.
LEIA TAMBÉM
Leite A2: a nova aposta das gôndolas
SV TÁ ON: experiência do cliente e estratégias digitais
“O diferencial está na forma como ele se comunica. O bom promotor entende o perfil de quem está comprando, tem curiosidade para entender as necessidades do cliente, é um bom observador e sabe apresentar o produto de forma atrativa. Claro, existe o trabalho na participação em ações promocionais e na coleta de informações da concorrência para ajudar a marca que representa com insights valiosos. É um trabalho que mistura operação com estratégia, já que estar na linha de frente é ter o contato direto e constante com a realidade do mercado”, explica Mariana de Freitas Cammarano, docente do curso de Marketing e Vendas, do Senac São Paulo.
A contribuição do promotor de vendas, segundo Claudio Tomanini, professor de MBAs da FGV, está na venda do supermercado para o consumidor. O promotor é essencial para os dois lados: para a indústria, porque ele ajuda a impulsionar o produto direto na prateleira, aumentando a visibilidade de vendas; e para o varejo, porque cria uma experiência para os clientes. Ele responde dúvidas dos clientes e pode estimular ou gerar o impulso de compra e até fidelizar”, conta.
O resultado dos promotores de vendas pode ser percebido facilmente. A professora do Senac São Paulo conta que, em seu primeiro emprego, foi promotora de vendas no Carrefour e era fácil perceber o impacto de sua presença na loja. “As vendas subiam muito porque conseguia conversar com os clientes, entender o que eles buscavam e mostrar os diferenciais do produto, mesmo quando estavam olhando outras marcas”, fala.
O professo da FGV também destaca a mensuração como um dos pontos fortes do trabalho do promotor de vendas no PDV. “Quando eu contrato alguém muito bom, eu consigo, no final do dia, saber o quanto eu aumentei a produtividade de vendas e o cross selling ali no próprio ponto. Promotor é uma das poucas atividades que você mensura o resultado no final do dia. Quantitativamente, eu sei que com esse promotor que está aqui, eu aumentei a presença de marca em tanto e eu consigo saber o quanto que eu vendi”, afirma.
Uma das principais características para ser um bom promotor de vendas é lidar bem com o público. “Na minha visão, acredito que para ser um bom promotor, não basta conhecer o produto, mas também tem que ter jogo de cintura e gostar de estar em contato com as pessoas”, diz Mariana.
                                        
                            
                            
            