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Por Redação
14 de fevereiro de 2025

Aromatização: o segredo invisível para aumentar as vendas em supermercados

Leandro Rosadas explica o impacto do cheiro no comportamento de compra

Se você já entrou em uma loja e sentiu um cheiro tão bom que, sem perceber, ficou mais tempo do que planejava ou talvez tenha sido atraído pelo aroma irresistível de pão quentinho mesmo sem fome, saiba que isso não é coincidência. É ciência. Isso porque aromas influenciam diretamente nosso comportamento de compra, e estudos comprovam que o marketing olfativo aumenta as vendas, além de provocar uma experiência superior ao cliente, o que ajuda a fidelizar consumidores.

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Se um cheiro pode influenciar o humor e a percepção do consumidor, o impacto que ele pode ter no comportamento de compra pode ser ainda maior. Entre os benefícios que a aromatização pode proporcionar estão o tempo de permanência maior na loja, a avaliação dos produtos de forma mais positiva entre os consumidores, a possibilidade de criação de conexão emocional com a marca e uma quantidade maior de compras por impulso.

Um estudo de Costa e Farias analisou a influência do aroma ambiental no varejo e concluiu que o tempo de permanência dos clientes aumentava significativamente quando um cheiro agradável estava presente no ambiente. Já a pesquisa feita pela ANPAD, feito com aroma de chocolate, revelou que houve um aumento de 12% no faturamento dos estabelecimentos que adicionaram a essência no local.

No universo dos supermercados, um aroma específico tem um poder surpreendente: a baunilha. Além de ativar memórias afetivas, criar uma sensação de conforto, seu cheiro também gera um efeito psicológico positivo nos clientes. De acordo com um estudo publicado na revista Current Biology, a baunilha foi considerada o cheiro mais agradável do mundo, independentemente da cultura ou país de origem das pessoas analisadas. Por sua abrangência, supermercados podem se tornar um lugar ainda mais agradável, acolhedor e envolvente com o uso dessa fragrância.

Agora, a pergunta que não quer calar: como aplicar essa estratégia de forma eficaz? Veja 7 estratégias para usar a essência nos supermercados e alavancar as vendas:

1. Aromatização na entrada do supermercado

O primeiro impacto do cliente ao entrar na loja define sua experiência. O aroma de baunilha cria uma atmosfera acolhedora, incentivando as pessoas a explorarem os corredores com mais calma e conforto.

2. Uso estratégico na padaria e confeitaria

Se supermercadistas buscam aumentar as vendas de pães, bolos e doces, é recomendado intensificar o aroma da baunilha nesse setor. Estudos mostram que quando um cheiro condiz com os produtos ao redor, as chances de compra aumentam.

3. Identidade sensorial da marca

Se já é estratégia já adotada em grandes redes, como a norte-americana Abercrombie & Fitch, por que seu supermercado não pode? Criar um cheiro exclusivo com base na baunilha pode fazer com que os clientes associem sua loja a uma experiência única e memorável.

4. Aplicação no espaço de cafeteria ou lanchonete

Se o seu supermercado possui cafeteria, o aroma de baunilha pode elevar a experiência do cliente e aumentar o desejo de consumo de cafés, cappuccinos e sobremesas.

5. Difusão no setor de produtos infantis

O aroma de baunilha, por remeter ao leite materno, pode influenciar positivamente as compras na sessão de produtos infantis, criando um ambiente agradável para mães e crianças.

6. Criação de conforto na área de checkout

O momento do pagamento pode gerar impaciência e estresse. Aromatizar a fila do caixa com baunilha pode fazer com que os clientes se sintam mais calmos, melhorando a percepção da experiência e reduzindo a sensação de espera.

7. Uso em promoções e datas especiais

Quer vender mais em datas comemorativas como Natal e Páscoa? O aroma de baunilha pode intensificar o desejo por chocolates, panetones e doces, impulsionando as compras sazonais por impulso.

O marketing olfativo não é um truque barato, é uma ferramenta científica que pode transformar a forma como os clientes interagem com seu supermercado. A única pergunta que resta é: o que você está esperando para aplicar essa estratégia no seu supermercado?

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