
Por Antônio Sá
14 de março de 2025O avanço contínuo do Walmart, que combina simplicidade e rentabilidade
Confira o novo artigo exclusivo de Antônio Sá, palestrante especialista em varejo, para a SuperVarejo
A simplicidade pode ser o suficiente para encantar o cliente em qualquer setor, inclusive no varejo. Vou usar como exemplo o Walmart, que se reinventou ao integrar seu e-commerce com suas milhares de lojas físicas. Lembrando que a empresa registrou o impressionante faturamento anual de mais de R$ 3 trilhões (2024), maior que o PIB de muitos países.
Realizei recentemente uma visita técnica a uma loja da marca em New Jersey, Estados Unidos, a vinte minutos de Nova York. A unidade é nova, apresentada no modelo atual que a rede deseja expandir. Não se vê extravagância, mas eficiência. A loja é moderna, com um visual clean e muita simplicidade.
No seu sortimento, possui uma grande diversidade de categorias, de vestuário a utensílios para casa, porém, com pouca profundidade, oferecendo uma gama básica de produtos em cada categoria. As pessoas encontram de tudo.
Percebe-se uma decoração agradável e simples, mobiliário eficiente e corredores livres para o tráfego de clientes e colaboradores.
A já reconhecida marca própria, Great Value, tem muito protagonismo. Ela está em todos os corredores e em exposição maciça em pontos extras pela loja.
O Walmart simplificou a operação, tornou a experiência de compra mais fluida e direta, e fez a gestão de produtos de forma inteligente e eficiente.
O sucesso não está sempre em trazer algo totalmente novo, mas em fazer o básico com excelência.
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Melhor empresa que já trabalhei no Brasil levo no meu coração
Mix reduzido ( concentra em poucos fornecedores), marca propria ( troca de fornecedores, uso de regional minimiza frete e estoques) , exposição linear, menos mão de obra qualificada ( olha a foto ,uma imagem e copia ) . Uso de IA para entender o fluxo ( chuva no final de semana , frio na segunda ) para determinar a reposição ( coisa que hoje o comprador Humano, não faz) , custo operacional reduzido , venda por cabeça maior, resultado melhor. Cliente de Cash, ou hiper, quer preço, se houver "penduricalhos" para aquecer o coração e por um pouco de glamur, melhor, fora isto, preço baixo . Que é o que faz o WM ser o que é.