Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Economia
...
Por Vitor Garcia
6 de março de 2023

Como a biometria de voz pode ajudar a prevenir fraudes no e-commerce

O setor registrou 5,6 milhões de ocorrências ligadas a tentativas de fraude em 2022

De acordo com pesquisas da Receita Federal, o e-commerce deve crescer a uma taxa anual de 20% nos próximos anos, saltando de US$ 211 bilhões em 2022 para US$ 400 bilhões em 2026. Sempre atentos a possíveis novas brechas para atuação, os fraudadores, também enxergam muitas possibilidades nesse cenário, tornando inimaginável a existência saudável de um negócio que não conte com um trabalho eficiente de prevenção à fraude e gestão de riscos.

Para ajudar a coibir as fraudes no e-commerce, a Minds Digital, Voice IDTech já preveniu mais de R$30 milhões em fraudes, preparou 4 dicas para as empresas colocarem em prática e protegerem seus clientes e usuários de criminosos.

Confira:

1) Cadastro na plataforma
A fraude no cadastro da plataforma tem origem, em grande parte, no roubo de dados pessoais. De posse dessas informações, os fraudadores criam "contas" ou cadastros falsos para fazer compras em nome de outra pessoa.
A autenticação por voz dos usuários é uma etapa fundamental para evitar cadastros indevidos em contas por outras pessoas. Ela pode ser feita durante o processo de cadastramento de dados. 

2?) Alteração de dados cadastrais
Na alteração de dados cadastrais do e-commerce, o fraudador pode invadir a conta de outra pessoa, modificar o endereço da entrega e realizar compras enviando a mercadoria para o seu endereço. Nesse sentido, podemos utilizar a biometria de voz como uma aliada caso haja a necessidade de alterar algum dado dentro do e-commerce

3?) Cadastros de meios de pagamento
É importante pedir a confirmação do cadastro do cartão de crédito, validando o usuário por meio da biometria de voz. Certifique-se de que não é um fraudador que está se passando pelo cliente e que não houve alteração cadastral fraudulenta para desviar o pagamento da compra. Muitas vezes, o usuário já tem um cartão cadastrado na plataforma e quer alterar ou incluir dados de outro cartão, no momento dessa alteração, podemos pedir para o usuário autenticar sua voz para confirmar se é ele mesmo que está fazendo essa operação.

4) Criação de anúncio pelos vendedores
Antes do seller começar a vender nas plataformas de marketplaces, é necessário passar pelo processo de onboarding realizado pelo player em que ele deseja vender. Para evitar invasões de fraudadores, o uso da biometria de voz é um fator de autenticação, podendo inibir fraudadores de entrarem na conta de terceiros e fazerem anúncios falsos.

Deixe seu comentário