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Economia
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Por Redação
25 de outubro de 2024

Consumo de macarrão apresentou alta de 5,6% em 2024

O volume de vendas entre janeiro e agosto deste ano chegou a 875 toneladas

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), levantados em parceria com a Kantar Brasil, o consumo de macarrão no Brasil cresceu 5,6% em 2024, entre janeiro e agosto, o volume de vendas chegou a 875 toneladas. No mesmo período de 2023, este volume foi de 829 toneladas.

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Sendo um dos alimentos mais consumidos no Brasil, tanto por seu valor nutricional quanto por seu preço acessível, as regiões Norte e Nordeste lideram o consumo, com 261 toneladas comercializadas, sendo a massa comum responsável por 40,29% do faturamento das regiões.

No Sudeste, a Grande São Paulo consumiu 76.005 toneladas, com a sêmola com ovos representando 38,63% desse faturamento. No Centro-Oeste o consumo atingiu 59 toneladas, com a sêmola sendo responsável por 34,47% do faturamento da categoria. Enquanto no Sul foram consumidas 148 toneladas, com destaque para macarrão, representando 25,3% do faturamento do segmento de massa instantânea.

“O macarrão é um alimento que atravessa fronteiras culturais e socioeconômicas, consolidando-se como uma escolha frequente para as refeições dos brasileiros”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.

A demanda crescente por massas mais saudáveis e funcionais impulsiona a inovação na indústria. Produtos sem glúten, integrais e ricos em proteínas são tendências que têm ganhado espaço nas prateleiras dos supermercados. “Os consumidores estão mais atentos à saúde e, como resposta, a indústria investe em novas linhas que combinam sabor e benefícios nutricionais”, explica Zanão.

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